segunda-feira, junho 04, 2012

Faleceu o “senhor Trololo”, uma das grandes vozes da música ligeira soviética



Eduard Hill, Artista do Povo da Rússia, conhecido no Ocidente por “senhor Trololo”, faleceu hoje aos 78 anos de idade, informam as agências russas.
“Hill faleceu às 1 hora e 35 minutos de segunda-feira (22 horas e 30 minutos de domingo em Lisboa)”, revela a agência Ria-Novosti.
O cantor de música ligeira foi internado num hospital de São Petersburgo no início de abril com graves problemas cardíacos.
Eduard Hill era uma das vozes mais populares da música ligeira soviética, tendo interpretado canções que aos portugueses pouco ou nada podem dizer, mas que são marcos de uma época para muitos russos: “Pedra Lunar”, Aonde começa a Pátria?”, “Na altura sem nome”, “Como é bom ser general”.
Após o fim da União Soviética, Hill quase desapareceu completamente dos palcos russos, mas um acaso devolveu-lhe a fama, desta vez a nível mundial.
Há alguns anos atrás, alguém colocou no YouTube uma das suas canções “Estou contente por regressar finalmente a casa” e o neto do cantor, com 13 anos, descobriu que o tema que tinha sido gravado em 1966 estava a ser cantado nos vários cantos do globo.
Christopher Waltz, galardoado com o Óscar de melhor actor secundário, apareceu num programa americano como Sr. Trololo a interpretar essa canção, dando assim à canção pelo nome que ficou conhecida no ocidente.

A canção vale pela combinação da falta de letra na música e interpretação "optimista" em palco. Trata-se de um jazz swing vocalizado de quase três minutos no qual Eduard Khil mostra o bom domínio de timbre e interpretação vocal.
A letra que relatava um momento feliz entre um cowboy e a sua companheira na pradaria foi retirada por receio da censura soviética, que negava qualquer felicidade aos habitantes simples dos Estados Unidos.
O Presidente russo, Vladimir Putin, enviou condolências à família.

3 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Obrigado pela informação, nem me lembrava dele. Biografia do Khilh é o retrato da URSS, avô Vasiliy Nilovich foi alvo das repressões, outo avô, Pavel Trofimovich participou na construção do Canal Mar Branco-Mar Báltico:
http://en.wikipedia.org/wiki/White_Sea_%E2%80%93_Baltic_Canal

PEDRO LOPES disse...

Condolências a um grande homem.
A Rússia sempre teve grandes interpretes e este era sem dúvida um deles.

O Marreta do JEST tinha de aproveitar este momento para nos maçar com as suas paranóias. Não podia deixar de ser.

Jest nas Wielu disse...

Pedro Lopes, para variar pode ler os que não são tão bonzinhos como eu:
http://ipvnews.org