sexta-feira, junho 08, 2012

Putin assina lei que agrava multas para irregularidades em manifestações

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou hoje ter assinado uma lei que prevê o aumento drástico das multas por irregularidades cometidas durante ajuntamentos públicos, fortemente contestada pela oposição.
A lei foi aprovada por entre o aumento de protestos em Moscovo contra a legislação por parte de organizações de defesa dos direitos humanos e das forças da oposição a Putin.
Segundo a nova lei, as multas máximas previstas para indivíduos poderão atingir 300 mil rublos (cerca de 7.200 euros), enquanto as pessoas jurídicas (organizações) poderão ser obrigadas a pagar até 600 mil rublos (mais de 14 mil euros).
Se durante as manifestações se registarem prejuízos materiais, os participantes e organizadores poderão ser sujeitos a pesadas multas ou trabalhos forçados até 150 horas.
Até agora, os manifestantes detidos por organizarem ou participarem em manifestações sem o aval das autoridades podiam ser condenados a 15 dias de prisão ou 1.500 rublos (35 euros) de multa.
Os manifestantes são também impedidos de tapar o rosto com máscaras, cachecóis ou véus.
Vladimir Putin não deu ouvidos aos apelos das organizações de defesa de direitos humanos e da oposição para não assinar o projeto-lei, que consideram que ela viola a Constituição da Rússia.
A oposição acusa o Kremlin de se apressar a aprovar esta lei para impedir manifestações marcadas para o próximo 12 de junho.
P.S. Uma lei preparada à pressão, numa espécie de corrida contra o tempo. Como era de esperar, Putin valeu-se do exemplo da Europa:"Comparando com as legislações de outros países europeus: Alemanha, Itália, Espanha, Grã-Bretanha, França, na nossa lei não há sequer um parágrafo que seja mais duro do que as medidas previstas em leis análogas nos países por mim citados". 
A Europa pode estar mergulhada na maior das crises e não ser exemplo para ninguém, mas, falando suavemente, este é um dos casos em que o Presidente russo foge à verdade. Em nenhum dos países citados, a oposição tem tantas dificuldades em organizar uma manifestação de rua como na Rússia.
O primeiro braço de ferro vai dar-se a 12 de Junho e espero bem o "Dia da Rússia" não fique marcado por acontecimentos dramáticos, pois as autoridades de Moscovo não autorizam a oposição manifestar-se onde esta pretende, como está previsto no artigo 31 da Constituição da Rússia.
Para o Kremlin, parece não terem havido fortes ondas de protesto contra falsificações eleitorais, ou melhor, talvez os dirigentes russos continuem convencidos de que elas foram organizadas com dinheiro norte-americano e todo o povo russo os apoie. 
Esse erro já custou a carreira política e a vida a muitos políticos, nomeadamente russos, mas eles parecem não retirar lições da História. É pena.
 

9 comentários:

PEDRO LOPES disse...

Por princípio sou contra esta medida. Mas atenção! Em todo o lado as manifestações tem de ser aprovadas.

Uma manifestação não anunciada oficialmente pode gerar o caos.

Este é daqueles assunto em que não é possível analisar sem recorrer á comparação. E se a Rússia é uma "Tirania" como alguns aqui neste espaço se esforçam em nos convencer, que poderíamos dizer dos EUA que andam a prender á bruta milhares de manifestantes dos movimentos OWS?

Mas pronto, já sei, o epiteto, de tirania só assenta bem na Rússia, pois na Inglaterra, França, Portugal, EUA, podem fazer pior que o jargão "democrático" suaviza e lima todas essas arestas.

"Rússia = Tirania" não é assim Europeita e Jest?

Wandard disse...

"Em nenhum dos países citados, a oposição tem tantas dificuldades em organizar uma manifestação de rua como na Rússia."

Alemanha tem protestos anticapitalismo 18/05/2012

Polícia prendeu temporariamente 400 ativistas do movimento Occupy nesta sexta-feira (18)

Frankfurt tem 5 mil policiais escalados para acompanhar as manifestações marcadas para o fim-de-semana A polícia alemã prendeu temporariamente 400 ativistas durante protestos do movimento Occupy. Oficiais de Frankfurt disseram que até mil pessoas participaram de manifestações não autorizadas na cidade nesta sexta-feira (18). Eles afirmam que os manifestantes ergueram barreiras, destruíram placas de trânsito e impediram o tráfego em algumas vias.
O grupo de protesto, que se autodenomina Blockupy, organiza manifestações para o fim-de-semana, convocando a população para bloquear o acesso ao Banco Central Europeu (BCE), localizado no centro da cidade de Frankfurt, o coração do mercado financeiro europeu.
Cerca de 5 mil policiais estarão de prontidão no fim-de-semana, para manter a ordem nos protestos. Um acampamento do movimento Occupy, em frente ao BCE, foi removido na quarta-feira. Autoridades afirmam que os manifestantes devem voltar ao local no domingo.

Wandard disse...

A polícia prendeu na madrugada deste domingo (13) na Puerta del Sol, em Madri, pelo menos 18 manifestantes que protestavam contra a maneira como o governo enfrenta a crise econômica no país.

Apesar das prisões, os protestos continuavam neste domingo, exigindo a soltura dos detidos.
Atualizado em 13/05/2012 14h40

Polícia prende 18 'indignados' durante protestos na Espanha

Manifestações marcaram o primeiro aniversário do movimento em Madri.
Apesar das prisões, jovens seguiam nas ruas neste domingo.

Os "indignados" celebram um ano de protestos contra a economia. Eles planejam repetir o que fizeram no ano passado e ficar um mês acampados na praça.

As prisões ocorreram porque os manifestante se recusaram a deixar o local.

Wandard disse...

03 de Junho de 2012, 01:33 Canadá

Estudantes imparáveis nos protestos em Montreal, autoridades receiam impacto no Turismo
Sábado foi mais um dia de manifestações de estudantes em vários pontos da cidade de Montreal, no Canadá, contra o aumento das propinas. Sem fim à vista nos protestos, as autoridades receiam de que afete a época alta do Turismo.

Milhares de estudantes e pessoas solidárias vão para a rua, para participarem em desfiles diários e noturnos, causando o caos no tráfego.

Em vésperas do início da época turística alta na cidade, o impasse negocial entre Governo e estudantes leva agora as autoridades a recearem um forte impacto neste setor da atividade económica, além do já causado no comércio.

@ Agência Lusa

Wandard disse...

Brutalidade e Violência Policial Fascista Protestos Indignados Lisboa Portugal Agência Lusa: Sindicato dos Jornalistas SJ Quer Inquérito da IGAI e Explicações do MAI Sobre Violenta Actuação da PSP

O Sindicato de Jornalistas vai pedir à Inspeção-Geral da Administração Interna que faça um inquérito "rigoroso" sobre as agressões da PSP a dois fotojornalistas na quinta-feira e quer explicações públicas do ministro da Administração Interna.

Em comunicado hoje divulgado, o Sindicato de Jornalistas (SJ) considera "absolutamente condenável a atuação da PSP" e "repudia as agressões policiais (...) sobre repórteres de imagem das agências Lusa e France Presse".

O mesmo comunicado sublinha que a direção do SJ "vai pedir um rigoroso inquérito à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e exige explicações públicas do ministro da Administração Interna".

A Polícia de Segurança Pública agrediu na quinta-feira dois fotojornalistas que estavam a acompanhar uma manifestação no âmbito da greve geral convocada pela CGTP.

José Goulão e Patrícia Melo Moreira, repórteres fotográficos ao serviço, respetivamente, das agências noticiosas Lusa e AFP, cobriam a carga policial sobre manifestantes no Chiado, em Lisboa e registavam os incidentes gerados entre manifestantes e elementos das forças da PSP.
José Goulão "foi agredido à bastonada por agentes da PSP" e "já caído no chão, e não obstante gritar aos agressores a sua condição de jornalista, continuou a ser violentado pelos mesmos agentes", lembra o SJ.

"O comportamento da PSP é absolutamente condenável e não pode ser deixado impune, face à brutalidade ilegítima e sem qualquer justificação", refere, exigindo que sejam apuradas "todas as responsabilidades até às últimas consequências -- disciplinares e penais -- não só pelas agressões, mas também pela violação clamorosa da liberdade de informação".

Por isso, conclui o sindicato, a direção do SJ vai apresentar uma queixa formal ao Inspetor-Geral da Administração Interna e exige "explicações públicas por parte do ministro da Administração Interna, na medida em que o comportamento da PSP é intolerável num Estado de Direito Democrático".

Agência Lusa

Wandard disse...

INDIGNADOS/PORTUGAL
123 mil pessoas nas ruas e mais protestos para breve
por Lusa17 Outubro 2011

Alguns movimentos que participaram no protesto de 'indignados' durante o fim-de-semana fizeram hoje um balanço positivo da adesão à concentração, considerando que "demonstra bem o nível de insatisfação com as medidas de austeridade apresentadas pelo Governo".

Em declarações à agência Lusa, Paula Gil, do Movimento 12 de Março, disse que o protesto foi "histórico", adiantando que em Lisboa saíram às ruas 100.000 pessoas, no Porto 20.000 e em Faro três mil.

"Isto só mostra que há um grande descontentamento em relação às medidas anunciadas pelo Governo", disse Paula Gil, acrescentando que vão surgir em breve mais protestos, manifestações e possivelmente uma greve geral.

Também Almerinda Bento, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), considerou, em declarações à Lusa, que a adesão ao protesto foi "significativa do ponto de vista quantitativo".

"Foi uma boa resposta por parte da população, das várias gerações. Foi uma boa resposta que decorreu de forma ordeira, pacífica, em que foi dado um sinal ao poder, ao Governo, de que as pessoas não vão começar a aceitar de forma passiva esta brutalidade de medidas", disse.

Almerinda Bento disse ainda que "o protesto vai continuar" estando já marcadas outras formas de protesto em que a UMAR vai participar.

Wandard disse...

Últimas postagens para os que se esqueceram, apenas como exemplo, apesar do Sr. Milhazes não "gostar" de comparativos. Querer falar da Rússia é tapar o sol com a peneira.

Pippo disse...

Para não dizer que no mui democrático Portugal a PSP usa agentes infiltrados (ou mais concretamente, agentes provocadores) nas manifestações contra as medidas de austeridade.

http://5dias.net/2011/11/29/mais-dois-provocadores-infiltrados-desmascarados-casal-de-policias-a-paisana-o-de-casaco-azul-e-o-de-casaco-castanho-estao-os-dois-em-todas-as-fotos-guedes-da-silva-director-da-psp-junta-se/

Mas claro, longe de mim querer estabelecer comparações. A Rússia é um bicho-papão...

Felipe Pinheiro disse...

Que caiam todos os governos autoritários, seja o russo, seja os pseudo-democráticos do ocidente!