sexta-feira, setembro 28, 2012

Rússia: Deputado proibido de falar durante um mês por usar expressão “vigaristas e ladrões” no parlamento


 Ília Ponomariov, do Partido Rússia Justa na Duma Estatal, câmara baixa do parlamento russo, foi hoje privado de usar da a palavra durante um mês, nas sessões parlamentares por "insulto aos deputados".
A decisão sobre um dos mais conhecidos deputados da oposição foi apoiada por 297 dos 450 membros da Duma e prevê que Ponomariov não use da palavra nessa câmara entre 16 de outubro e 16 de novembro.
Os deputados dos partidos Rússia Unida e Liberal-Democrático tinham apresentado uma queixa contra o deputado, que, numa das sessões parlamentares, ter utilizado a expressão "vigaristas e ladrões".
A expressão "vigaristas e ladrões" foi pronunciada pela primeira vez em fevereiro de 2011 por Alexei Navalnii, conhecido advogado que apresenta denúncias sobre casos de corrupção, tendo em vista o Partido Rússia Unida, dirigido pelo Presidente Vladimir Putin e o primeiro-ministro Dmitri Medvedev.
"No dia 13 de julho, o vosso humilde servo, ao discursar desta tribuna, durante a discussão da lei que castiga a difamação, disse: 'Estimados vigaristas e ladrões, peço-vos para não apoiarem esta lei'", declarou Ponomariov, em sua defesa, sublinhando não ter qualquer alvo concreto.
"Chegou ao ponto de, quando na minha terra natal, a região de Novossibirk, o nosso partido Rússia Justa disse que queremos viver na Rússia sem vigaristas e ladrões, a comissão eleitoral proibiu-nos de falar, alegando que essa expressão é propaganda contra o Partido Rússia Unida", acrescentou o deputado.
O presidente da Duma, Serguei Narichkin, afirmou que se tinha enganado ao esperar que o deputado "encontrasse coragem para pedir desculpa aos colegas".
"Eu começarei a ficar calado de forma a que eles se arrependam. O silêncio será extremamente convincente e, com a vossa ajuda, muito barulhento", prometeu Ponomariov, à rádio Kommersant FM.

P.S. Este deputado foi também privado de discursar no Parlamento por aparecer visto com calças de ganga nas sessões. A luta contra a oposição atinge o cúmulo do ridículo.

Sem comentários: