sábado, setembro 29, 2012

Rússia: Estudantes são-tomenses repatriados e com futuro incerto


Três estudantes são-tomenses, que se encontravam retidos no Aeroporto Domodedovo por terem caducado os vistos de entrada da Rússia devido ao facto de o Governo de São Tomé se ter atrasado a pagar a viagem para a capital russa, foram repatriados hoje ao fim da tarde.
“Embarcaram ao fim da tarde rumo a Lisboa num avião da TAP e daí irão regressar a São Tomé”, declarou à Lusa um porta-voz da Associação dos Estudantes São-Tomenses em Moscovo.
Os estudantes tinham recebido um visto de entrada na Rússia válido entre 7 e 25 setembro, mas como o governo são-tomense se atrasou a conceder-lhes o bilhete de avião, eles só chegaram a Moscovo na madrugada de sábado.
Agora, eles correm o risco de verem a sua bolsa de estudo anulada, porque a Universidade da Amizade dos Povos só aceita estudantes até ao dia 1 de outubro.
Na Universidade de Amizade dos Povos de Moscovo estudam 12 estudantes de São Tomé em condições bastante precárias.
“O governo russo paga-nos uma bolsa mensal de 1000 rublos [cerca de 25 euros] que não dá para nada e o nosso governo envia-nos uma importância insignificante que também para nada dá”, queixa-se um dos estudantes são-tomenses.
“O mais provável é que os estudantes tenham de regressar ao país, pois não têm meios para se manterem muito tempo no aeroporto”, concluiu o porta-voz dos estudantes são-tomenses.

Sem comentários: