quarta-feira, novembro 14, 2012

Comissão Eleitoral da Ucrânia publica resultados eleitorais oficiais três semanas depois do escrutínio



A Comissão Central da Ucrânia anunciou os resultados oficiais das eleições parlamentares nos círculos proporcionais, restando saber os resultados nos círculos uninominais, onde se elegem 50 por cento dos deputados.
Segundo os dados oficiais, o Partido das Regiões, do atual Presidente da Ucrânia, Victor Ianukovitch, conquistou 30 por cento dos votos, o que lhe dá 72 mandatos na Rada Suprema (Parlamento).
O Partido Batkivschina (Pátria), liderado pela ex-primeira-ministra Iúlia Timochenko, que se encontra na prisão por “abuso de poder”, conquistou 25,54 por cento e 62 mandatos; o Partido UDAR (Golpe), do campeão do mundo de boxa Vitali Klitchko, aparece em terceiro lugar com 13,96 por cento e 34 mandatos; o Partido Comunista conquistou 13,18 por cento e 32 mandatos e o partido nacionalista Svoboda (Liberdade) conseguiu 10,44 por cento e 25 mandatos.
O protocolo da Comissão Eleitoral foi assinado por alguns dos seus membros com algumas reservas.
“O que vemos aqui neste protocolo não é o resultado da livre escolha das pessoas. Trata-se de um resultado de tecnologias sujas, subornos e enganos”, declarou Igor Gidenko, um dos membros dessa comissão.
A Rada Suprema é constituída por 450 deputados, metade dos quais são eleitos em círculos uninominais e outra metade em círculos proporcionais.
As eleições realizaram-se no dia 28 de outubro, mas os resultados finais ainda estão longe da publicação, porque, nos círculos uninominais, apenas foram eleitos 186 dos 225 deputados.
A oposição fala de “falsificações em massa”, opinião apoiada por numerosos observadores internacionais, nomeadamente os da OSCE, que consideraram as eleições “insuficientemente transparente” e acusam as autoridades de terem influído no resultado.

Sem comentários: