sexta-feira, novembro 16, 2012

Magnata russo Andrei Kissilov na corrida á privatização dos Estaleiros de Viana



               
Andre Alexandrovitch Kissilov       
 
A empresa russa RSI Trading, que concorre à privatização dos estaleiros navais de Viana do Castelo, é apenas  uma das empresas que fazem parte da Corporação Financeira da Rússia, confirmaram várias fontes em Moscovo.
Mas se ainda restarem dúvidas, basta comparar as empresas atribuídas, numa declaração publicada pela Embaixada da Rússia em Portugal, à RSI – River Sea Industrial Trading e as empresas enumeradas pela Corporação Financeira da Rússia na sua página na Internet.
Esta Corporação, pertencente ao magnata russo Andrei Kissilov, é uma companhia de investimentos em várias áreas, nomeadamente na construção e reparação de navios, a construção de plataformas onshore e componentes para plataformas offshore,e leasing, mas a principal esfera de actividade é mesmo a construção naval.
Este grupo de empresas privado, em menos de cinco anos, tornou-se conhecido no mercado russo ao adquiriu três grandes estaleiros em território da Rússia, nas cidades de Volgogrado, Petrozavodsk e Nizhi-Novgorod, dando atualmente emprego a mais de três mil trabalhadores e faturando 500 milhões de dólares norte-americanos.
Porém, a Corporação Financeira Russa quer crescer e sair para além das fronteiras do seu país.
“Entre outras razões que levaram à participação dessa corporação na luta pelo privatização dos estaleiros de Viana do Castelo, uma das mais importantes consiste não só em encontrar formas de expandir negócios, mas também chegar a novas tecnologias”, declarou uma fonte.
Esta fonte recorda que os estaleiros de Viana do Castelo construíram vários navios para a antiga União Soviética, nos anos 80 do séc. XX, e que existe o projecto de construir aí 10 navios para transporte de gás condensado russo.
Quanto ao principal acionista da empresa, pode dizer-se que é um homem muito pouco público, mas especialista em construção naval. Na Internet russa é difícil, se não quase impossível, encontrar uma biografia ou uma fotografia de Andrei Kissilov, mas trata-se seguramente de um homem de negócios ligado à construção naval.
Tivemos acesso a um relatório apresentado por Kissilov: “Aumento do poder de concorrência da construção naval russa: revisão de modelos e de estratégia de modernização”, onde propõe correções à política do Governo russo neste setor e ao incentivo da construção naval civil russa..
Na semana passada, o primeiro-ministro Dmitri Medvedev colocou a construção naval como um dos ramos prioritários da modernização da Rússia.
Se a Corporação Financeira Russa vencer o concurso para a privatização dos estaleiros de Viana do Castelo, esse irá tratar-se do maior investimento de capital russo em Portugal e, se for bem sucedido, outros investimentos se poderão suceder.

Sem comentários: