Andre Alexandrovitch Kissilov
A empresa russa RSI
Trading, que concorre à privatização dos estaleiros navais de Viana do Castelo,
é apenas uma das empresas que fazem
parte da Corporação Financeira da Rússia, confirmaram várias fontes em Moscovo.
Mas se ainda restarem
dúvidas, basta comparar as empresas atribuídas, numa declaração publicada pela
Embaixada da Rússia em Portugal, à RSI – River Sea Industrial Trading e as
empresas enumeradas pela Corporação Financeira da Rússia na sua página na
Internet.
Esta Corporação,
pertencente ao magnata russo Andrei Kissilov, é uma companhia de investimentos
em várias áreas, nomeadamente na construção e reparação de navios, a construção de plataformas onshore e componentes para plataformas offshore,e
leasing, mas a principal esfera de actividade é mesmo a construção naval.
Este grupo de empresas
privado, em menos de cinco anos, tornou-se conhecido no mercado russo ao adquiriu
três grandes estaleiros em território da Rússia, nas cidades de Volgogrado,
Petrozavodsk e Nizhi-Novgorod, dando atualmente emprego a mais de três mil
trabalhadores e faturando 500 milhões de dólares norte-americanos.
Porém, a Corporação
Financeira Russa quer crescer e sair para além das fronteiras do seu país.
“Entre outras razões que
levaram à participação dessa corporação na luta pelo privatização dos
estaleiros de Viana do Castelo, uma das mais importantes consiste não só em
encontrar formas de expandir negócios, mas também chegar a novas tecnologias”,
declarou uma fonte.
Esta fonte recorda que os
estaleiros de Viana do Castelo construíram vários navios para a antiga União
Soviética, nos anos 80 do séc. XX, e que existe o projecto de construir aí 10
navios para transporte de gás condensado russo.
Quanto ao principal acionista
da empresa, pode dizer-se que é um homem muito pouco público, mas especialista
em construção naval. Na Internet russa é difícil, se não quase impossível, encontrar
uma biografia ou uma fotografia de Andrei Kissilov, mas trata-se seguramente de
um homem de negócios ligado à construção naval.
Tivemos acesso a um
relatório apresentado por Kissilov: “Aumento do poder de concorrência da
construção naval russa: revisão de modelos e de estratégia de modernização”,
onde propõe correções à política do Governo russo neste setor e ao incentivo da
construção naval civil russa..
Na semana passada, o
primeiro-ministro Dmitri Medvedev colocou a construção naval como um dos ramos
prioritários da modernização da Rússia.
Se a Corporação Financeira
Russa vencer o concurso para a privatização dos estaleiros de Viana do Castelo,
esse irá tratar-se do maior investimento de capital russo em Portugal e, se for
bem sucedido, outros investimentos se poderão suceder.
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