sábado, novembro 03, 2012

Pianista português João Bruno Soeiro conquista simpatia do público moscovita




O pianista português João Bruno Soeiro realizou, ontem à noite, um concerto na capital russa, tendo conquistado a simpatia do público com músicas por ele compostas.
O concerto deste pianista realizou numa das salas da Biblioteca de Línguas Estrangeiras de Moscovo, que reuniu mais de 200 pessoas.
Na primeira parte, João Bruno Soeiro interpretou obras de Bach, Brahms, Schumann e Scriabin. 
Na segunda parte, resolveu surpreender os melómanos russos com obras da sua própria autoria, nomeadamente uma composição que serviu de banda sonora do filme “O Suplício de Tântalo”, do jovem realizador Tiago Simões.
A execução das obras  foi intervalada por um diálogo entre o piano e os ouvintes, em que João Bruno Soeiro teve a possibilidade de explicar o seu percurso musical e o que o levou a ir estudar para a capital russa, onde frequenta o 3 º ano da Academia Russa de Música Gnessin, uma das escolas mais conceituadas do país.
João Bruno Soeiro nasceu em Lisboa, em 1983.
Começou a estudar música em 2002, na Academia de Amadores de Música (AAM), na classe de piano da Professora Teresa Menéres. Em 2006, conclui o 5º grau de Piano.
No ano seguinte, transfere-se para a classe da Professora Vera Belozorovich, com quem terminou o 8º grau em 2009. De destacar, também, o seu trabalho com os Professores Fernando Flores (em Música de Câmara) e Eurico Carrapatoso (em Análise e Técnicas de Composição) durante os seus anos de estudo na AAM.
A partir de Setembro de 2008 começou a trabalhar com as Professoras Maria Gambarian e Nanuli Nemsitzveridze, em Moscovo, e, em 2009, ingressa no Curso Superior de Piano da Academia Russa de Música Gnessin, na classe da Professora Gambarian (com a Professora Nemsitzveridze como Assistente). Frequenta, atualmente, o 3º ano do curso.
Paralelamente, tem vindo a desenvolver atividade como compositor, tendo escrito em Janeiro de 2012 a banda sonora para a curta metragem "O Suplício de Tântalo", do jovem realizador Tiago Simões. Para além disso, o seu repertório conta com algumas peças para piano solo, uma peça coral (com palavras em russo escritas pelo próprio) e também com canções, para as quais escreveu também os versos em português e em inglês.
O concerto contou com o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal na Federação da Rússia.

Sem comentários: