domingo, novembro 11, 2012

Rússia desiludida com recusa de Washington repatriar o "senhor da guerra"Victor But




 A Rússia ficou desiludida com a decisão do Ministério da Justiça dos Estados Unidos de proibir a extradição do empresário Victor But, revelou hoje Konstantin Dolgov, porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros.
“Em Moscovo foi recebida com profunda desilusão a decisão do ministério da Justiça dos Estados Unidos de proibir a extradição de But para a Rússia, que tinha sido antes requerida pelo Ministério da Justiça da Rússia”, declarou ele.
Na véspera, as autoridades judiciais norte-americanas alegaram que Victor But é um “criminoso particularmente perigoso”.
“Os argumentos que foram apresentados pelo Ministério da Justiça dos Estados Unidos não merecem sequer qualquer crítica”, considerou Dolgov, acrescentando que: “a Rússia continuará a defender os interesses do homem de negócios que não causou qualquer prejuízo nem aos Estados Unidos, nem aos seus cidadãos”.
Moscovo espera também que a apelação apresentada pelos advogados de But será analisada de forma “objetiva e imparcial”.
Victor But, mais conhecido como “senhor da guerra” devido aos seus negócios com armamento na América Latina e África, nomeadamente em Angola, foi detido na Tailândia em março de 2008 a pedido das autoridades norte-americanos.
O homem de negócios russo foi acusado de tentar vender armamentos no valor de milhões de euros à organização terrorista colombiana FARC.
Em novembro de 2010, But foi extraditado para os Estados Unidos e condenado a 25 anos de prisão por “tráfico de armas”.

2 comentários:

Europeísta disse...

Se ele for repatriado ele vai voltar a traficar armas, portanto, é melhor ele ficar onde está.

Diabolicus disse...

Acho piada à utilização por parte dos russos aos termos "empresário" e "homem de negócios" misturada com traficante de armas e criminoso...poderá ser as 2 coisas ao mesmo tempo, e é irónico a quantidade de vezes que estas palavras andam juntas