domingo, novembro 18, 2012

Vistos? Qual é a razão?”: discussão no Parlamento Europeu

Texto enviado pelo leitor Jest:


"Visas? What’s the Reason? foi o título de uma discussão e apresentação fotográfica, organizada recentemente no Parlamento Europeu pelo grupo cívico ucraniano “Europa sem Barreiras”.
A exibição, previamente mostrada em diversas capitais europeias, mostra as fotografias e histórias de ucranianos famosos: artistas, académicos, representantes da sociedade civil que tiveram o seu visto Schengen recusado.
O eurodeputado polaco Pawel Zalewski, presente na discussão em representação do grupo dos partidos populares, disse que defende a abolição dos vistos Schengen aos ucranianos. Ele também chamou a atenção ao facto do que atualmente a Polônia é o país que emite maior número de vistos Schengen destinados aos cidadãos da Ucrânia, o que ao seu ver significa que Polônia não tem dúvidas sobre idoneidade dos ucranianos.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andriy Oliferov, disse não entender as razões reais de continuação da atual política europeia de vistos em relação aos ucranianos. “Se alguém acha que 20 milhões de Euros por ano é uma razão desta política, eu tenho dúvidas nisso”, - afirmou o vice-ministro. Por sua vez, a coordenadora da iniciativa “Europa sem Barreiras”, Irina Sushko, informou que a maioria das recusas dos vistos acontece nos consulados da Itália e Holanda.
É de lembrar que Ucrânia aboliu os vistos de entrada aos cidadãos da UE em 2005, em resultado da política da abertura à Europa, motivada pela Revolução Laranja.    
Fonte:

6 comentários:

Europeísta disse...

Desculpe Jest, mas o governo ucraniano não merece esta concessão! Ele não vem colaborando, é corrupto, antidemocrático e frauda eleições! A UE estaria dando um péssimo exemplo se premiasse um governante assim. É preciso ser duro com ele!

Jest nas Wielu disse...

Colega, Europeista,
Abolição dos vistos NÃO interfere em nada com o Governo ucraniano (eles tem passaportes diplomáticos e viajam onde querem), apenas dificulta a vida dos cidadãos. É precisa ser duro com o Governo sim, e para breve será elaborada a lista dos governantes proibidos entrar na UE e nos EUA.

Anónimo disse...

A Europa não elimina os vistos para os Ucranianos, por a simples razão de não precisar de mais escravos.

Se tal viesse a acontecer seria a repetição da entrada da horda de famimntos a invadir a Europa, como aconteceu a partir de 1999.

Já temos desgraças a mais. Chega os Romenos os Bulgaros os Polacos os Lituanos e todos os outros que por cá andam a sofrer.

Na actual situação sócio/económica da Ucrania, facilitar a entrada dos seus cidadãos na Europa era o mesmo que abrir as portas do inferno.

Anónimo disse...

Anônimo das 23:33

o número de imigrante ucranianos vivendo na Europa Ocidental é baixíssimo.

Anónimo disse...

Queridos anônimos,

cerca de 1 milhão dos ucranianos vive e trabalha na Itália (dados não oficiais), em Portugal são cerca de 50.000 (podem confirmar na página do SEF). UE necessita urgente a MOD qualificada vinda da Europa Central e do Leste, caso contrário terão Londonistão e Berlinbade...

Anónimo disse...

1 milhao de ucranianos vivendo na Itália? Os dados abaixo mostra outra coisa:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ukrainians