domingo, dezembro 16, 2012

Comité Coordenador da oposição extraparlamentar russa aponta tarefas e objetivos para o futuro



O Comité Coordenador da oposição extraparlamentar russa aprovou uma declaração sobre os objetivos e tarefas, considerando que o fundamental é “a realização de uma reforma política global”.
Segundo se pode ler no documento, a oposição exige a libertação dos presos políticos, o fim da repressão contra militantes da oposição, a garantia da rotatividade do poder, a reforma do sistema judicial e dos órgãos de segurança, o fim da censura nos órgãos de comunicação social, a redução dos poderes do Presidente a favor do Parlamento, a diminuição da barreira para eleger deputados, a transição para a eleição direta dos membros do Conselho da Federação (câmara alta) do Parlamento Russo.
Além disso, o comité promete continuar a monitorizar as eleições no país.
Os dirigentes da oposição reconheceram que os seus apoiantes estão cansados de comícios e propuseram adiar iniciativas de massas até à Primavera.
Na véspera, mais de mil pessoas saíram para as ruas de Moscovo para protestar contra a violação da Constituição do país pelo poder vigente.
Um dos líderes, Boris Nemtsov, atribuiu a baixa afluência ao facto de a manifestação não ter sido autorizada pelas entidades competentes.
O Comité Coordenador da oposição é constituído por 45 membros, que foram eleitos através da Internet e de urnas instaladas em todas as regiões do país. Segundo os organizadores, nessa eleição teriam participado 82 mil cidadãos da Rússia.
Entre os dirigentes encontram-se figuras conhecidas como Garry Kasparov, ex-campeão do mundo de xadrez, Alexei Navalni, advogado e bloger que tem denunciado numerosos casos de corrupção nas mais altas esferas do poder, e o escritor Dmitri Bykov.

Sem comentários: