terça-feira, dezembro 18, 2012

Frio provoca 29 mortos na Rússia e 37 na Ucrânia




Vinte e nove pessoas morreram na Rússia e 37 na Ucrânia devido à inaudita onda de frio que atinge o Leste da Europa.

Segundo o Ministério da Saúde da Rússia, seis pessoas morreram e 230 pessoas tiveram que receber assistência nos hospitais devido a ferimentos provocados pelo frio.

Na Ucrânia, segundo dados oficiais, o número de mortos é de 37 pessoas e 190 tiveram de receber assistência hospitalar.

Estes números estão a preocupar as autoridades dos dois países, porque o Inverno está no início e e as baixas prometem bater recordes nos últimos 50 anos.

Os serviços meteorológicos russos prognosticam que, na capital russa, as baixas temperaturas se manterão até ao fim de semana. Nos próximos dias, a média das temperaturas durante o dia será de 16-18 graus centígrados negativos e, à noite, o mercúrio nos termómetros descerão até aos 25 graus negativos.

O frio é ainda mais rigoroso nos Urais e na Sibéria, levando à paralisação de transportes e encerramento de escolas. Em Tomsk, as temperaturas rondam os 35-38 graus negativos. Nas regiões de Novossibirk, o mercúrio caiu até aos -50.
As baixas temperaturas estão também a provocar avarias nos sistemas de aquecimento. Na cidade de Ribinsk, cerca de 12 mil pessoas ficaram sem água quente e aquecimento devido à rutura de condutas.
A maioria das vítimas mortais do frio na Rússia e na Ucrânia são pessoas sem abrigo. A fim de apoiar essa parte completamente desprotegida da população, o Ministério para Situações de Emergência decidiu abrir 1500 “pontos de aquecimento”, onde os sem abrigo podem receber chá quente, açúcar, toucinho e sandes.

1 comentário:

HAVOC disse...

Incrível! É o extremo do que está ocorrendo atualmente em minha terra natal! Aqui está fazendo 32° positivos, estamos em verão.

Saudações do Sul do Brasil...