sexta-feira, dezembro 14, 2012

Diplomacia russa desmente que regime de Asad esteja perto do fim


O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Mikhail Bogdanov, não fez quaisquer declarações e não deu entrevistas sobre a Síria, lê-se num comunicado publicado hoje pela diplomacia russa.
Na véspera, as agências de informação russas difundiram a notícia de que Bogdanov, durante uma discussão na Câmara Social junto da Presidência Russa, não excluía a vitória da oposição síria, visto que as tropas governamentais perdiam o controlo de cada vez mais território.
Porém, Alexandre Lukachevitch, porta voz do MNE da Rússia, afirma que “durante as discussões foram citadas conhecidas afirmações de representantes da oposição síria irreconciliável e dos seus patrocinadores externos, que profetizam a sua vitória para breve sobre o regime de Damasco”.
Segundo ele, Mikhail Bogdanov “confirmou uma vez mais a posição russa de princípio sobre a não existência de alternativa na Síria à solução política com base no acordo aprovado em Genebra  a 30 de junho”.
O conflito na Síria entre o regime de Bashar Assad e a oposição, iniciado em março de 2011, já provocou, segundo a ONU, mais de 20 mil mortos.

Sem comentários: