sábado, dezembro 15, 2012

Vladimir Putin defende aumento brusco de trocas comerciais entre Rússia e Brasil




O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu na sexta-feira que, a médio prazo, as trocas comerciais entre o seu país e o Brasil devem aumentar de 6 para 10 mil milhões de dólares.
Após conversações no Kremlin de Moscovo com Dilma Roussef, Putin assinalou que, no ano passado, o comércio bilateral aumentou mais de 10 por cento e, neste ano, mais de 7 por cento.
“Claro que não podemos estar satisfeitos com os números absolutos e, nos tempos próximos, devemos atingir um mínimo de 10 mil milhões”, acrescentou.
Segundo o Presidente russo, “uma das tarefas mais importantes é incentivar a interação no campo dos investimentos, empregar amplamente as moedas nacionais: rublo e real, nas trocas bilaterais”.
“Isso tornará os contactos no mundo dos negócios entre os dois países mais estáveis face às quedas da economia mundial, permitirá criar laços tecnológicos entre as nossas empresas”, acrescentou.
Putin constatou o crescimento do número de projetos em todos os ramos da economia, destacando a cooperação económica na indústria automóvel e do fabrico de aviões, bem como o aumento de investimentos bilaterais.
“Embora, por enquanto, os números sejam humildes, esperamos que, nos próximos tempos, haja mudanças sérias, existem grandes planos e bons projetos, que devem acumular centenas de milhões e milhares de milhões de dólares”, frisou.
A Presidente do Brasil e o seu homólogo russo definiram os passos a dar com vista ao cumprimento do plano de ações de parceria estratégica entre os dois países.
Além disso, foi assinada uma série de acordos bilaterais, entre os quais um no campo da cooperação militar.
O ministro do Desenvolvimento Económico da  Rússia, Andrei Beloussov, assinou com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, António de Aguiar Patriota, um memorando de compreensão mútua entre os seus ministérios de cooperação no campo da modernização da economia.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, e o seu homólogo brasileiro assinaram o plano de realização de consultas políticas entre os dois ministros entre 2013 e 2015.
Foi também assinado um memorando sobre compreensão mútua e cooperação entre os governos dos dois países no campo da gestão de Jogos Olímpicos, Paralímpicos e de campeonatos do mundo de futebol.
A margem destas conversações, realizaram-se numerosos encontros entre homens de negócios dos dois países.
A empresa russa “Vertolioti Rossii”, por exemplo, irá fornecer ao Brasil seis helicópteros Ka-62, que serão utilizados para transporte nas plataformas de petróleo da empresa Petrobaz.

Sem comentários: