quinta-feira, janeiro 31, 2013

Vladimir Putin descontente com desenvolvimento económico da Rússia



O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou a atenção do Governo russo para a queda no aumento da produção industrial e dos investimentos, bem como para o aumento dos juros ser bastante superior à inflação.
“Se queremos manter o poder de concorrência, temos de resolver as tarefas sociais, a economia da Rússia deve desenvolver-se a ritmos mais rápidos do que a mundial”, declarou Putin numa reunião do Governo russo.
“Em vez disso, nos últimos dois trimestres observámos um abrandamento da economia nacional. Por exemplo, o ritmo de crescimento da produção industrial, nos últimos meses, desceu mais de 2 por cento, ao mesmo tempo que diminuíram os investimentos”, acrescentou citado pelas agências russas.
Segundo ele, é também preocupante “o aumento dos juros, até um nível sensivelmente acima da inflação, o que influência obrigatoriamente nas concessão de créditos à economia e aos cidadãos”.
Pelo seu lado, o primeiro-ministro Dmitri Medvedev declarou que a economia mundial está a recuperar da crise de forma instável e que se conserva a instabilidade e indefinição.
“Estou convencido que a isso só podemos responder com um crescimento económico seguro, de que acabou de falar o Presidente. Semelhante crescimento deve ser superior a 5 por cento ao ano. Trata-se de uma tarefa muito ambiciosa, extremamente complicada, mas não é irrealizável”, afirmou Medvedev, acrescentando que a Rússia “precisa de um quinquénio de desenvolvimento eficaz”.
“Os próximos cinco anos são criticamente importantes. É a altura em que se irão formar os novos contornos do mundo após a crise, novas alianças e prioridades tecnológicas e sociais, configurações económicas e financeiras. O Governo terá de tomar decisões estratégicas, por vezes dolorosas, e transformar os desafios em novas possibilidades e fontes de desenvolvimento estável”, acrescentou.
Medvedev frisou que os principais riscos para a Rússia não são externos, mas internos: redução de população ativa, baixa qualidade dos funcionários públicos, clima de investimento muito longe do ideal, diminuição dos ritmos de crescimento do consumo interno, necessidade de consolidação orçamental.
Por outro lado, o primeiro-ministro russo chamou a atenção para os êxitos do Governo, sublinhando que “a Rússia conseguiu atravessar a fase aguda da crise económica mundial, conservar os rendimentos reais da população, o baixo nível do desemprego e o crescimento estável do PIB da Rússia.
Medvedev prometeu grandes investimentos nas regiões periféricas, aumento de salários de cientistas e professores universitários.
“O complexo militar-industrial sofrerá um sério impulso, ele deve ser a fonte de inovações tecnológicas, tanto no setor militar, como no civil”, revelou, acrescentando que a Rússia irá continuar a aumentar a exportação de “produtos altamente tecnológicos”, frisou.
O primeiro-ministro russo reconheceu também que o Governo irá apostar na modernização e desenvolvimento da infraestrutura energética.

3 comentários:

HAVOC disse...

A Rùssia é um Centro de Excelencia Mundial nas áreas espaciais, petro-químicas, químicas, siderurgicas, metalurgicas e militar.

Precisa agora investir em Pesquisa e desenvolvimento, para não depender tanto do preço do petróleo...

Porém, a situação russa é bem melhor que a Espanha, Grécia e França, onde nestes países as taxas de desemprego chegam á 40% (Espanha e França) e 80% ( Grecia).

Daqui á 20 anos a Grécia será uma Albania, invadida pela Turquia...

A França será uma república islâmica fundamentalista, pois as taxas de nascimento entre islamicos é maior do que franceses, dentro da França...

E a Espanha vai acabar sendo vendida para o México!!!

PEDRO LOPES disse...

A Rússia está no bom caminho em termos económicos.
Tem apenas 5% de desemprego e não tem défice.
Agora andarem a pagar ao banco Goldman Sacks para estes polirem a imagem da Rússia no exterior é algo preocupante. Estes indivíduos banqueiros, são do mais nefasto que existe no mundo. São criaturas abomináveis.
São um cavalo de troia para tentar destabilizar a Rússia e espiar.
Um tiro no pé. Espero que atempadamente se apercebam do erro.

E Europa está de facto a ser destruída pelo multiculturalismo, pelas politicas de concentração de poder politico e económico, pela destruição dos valores tradicionais pelo liberalismo moral e económico.

Anónimo disse...

Em muitos setores a Rússia precisa de desenvolvimento tecnológico, haja vista do porta helicoptero comprado da França, a ineficiencia da Gazprom em refinar petroleo, microeletronica inexistente, dependencia excessiva em exportação de energia, corrupção altíssima, além da falta de democracia