quarta-feira, abril 24, 2013

Amnistia Internacional acusa Presidente russo de ter iniciado “caça às bruxas”

 
 
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu início à "caça às bruxas" ao violar sistematicamente os direitos de expressão e de reunião, considerou hoje a Amnistia Internacional.
"A limitação e violação sistemáticas dos direitos de expressão e reunião tornaram-se traço característico da política de Vladimir Putin no primeiro ano do seu terceiro mandato presidencial", lê-se no relatório "Liberdade em perigo".
Segundo a AI, "a onda de protestos, que teve início após as eleições parlamentares de dezembro de 2011 e da "mudança de lugares" de Putin e Medvedev em maio de 2012, levou à limitação desses direitos. A aprovação de duas novas leis e a introdução de emendas a 11 leis existentes tornaram-se parte constituinte da campanha para travar a diversidade de pensamento, a crítica ao poder e os protestos".
Esta organização não-governamental apresenta, no relatório distribuído à imprensa, alguns exemplos dessa política do Kremlin.
"As emendas introduzidas na lei federal "sobre reuniões, comícios, manifestações e piquetes", em junho de 2012, complicaram o já difícil processo de obtenção de autorização e aumentaram as penas por transgressões administrativas, “atiraram para cima dos organizadores mais deveres e aumentaram a sua responsabilidade pelas ações dos participantes nos comícios", lê-se no relatório.
Para a AI, "a proibição de manifestações tornou-se uma prática comum, tendo elas sido frequentemente dispersas ilegalmente".
Depois de enumerar toda uma série de medidas repressivas, baseando-se em factos concretos, a AI conclui: "A atividade cívica é um capital social precioso e deve-se investir nele nos interesses da Rússia. Mas a atuais autoridades reprimem-na, violando a liberdade de expressão e reunião. Este processo deve ser travado".

Sem comentários: