quinta-feira, abril 25, 2013

Putin não vê “elementos de estalinismo” na sua política


O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, não considera que na direção do Estado haja “elementos de estalinismo”, mas acrescenta que deve haver ordem e disciplina.
“Não considero que aqui haja quaisquer elementos do estalinismo. O estalinismo estava ligado ao culto da personalidade e com a violação massiva da lei, com repressões e campos de concentração. Nada de semelhante há na Rússia, e espero que nunca haja”, declarou ele no programa “Linha direta” com os cidadãos da Rússia.
“Simplesmente temos outra sociedade e não permitirá jamais isso”, acrescentou.
Porém, Putin frisou que “isso não significa que no nosso país não deve existir ordem e disciplina”.
“Isso não significa que todos os cidadãos da Rússia, independentemente dos cargos que ocupam, não devem ser iguais perante a lei. Tanto as raparigas do Pussy Riot, como os rapazes que profanam os túmulos dos nossos soldados devem ser iguais perante a lei e responder por isso”, exemplificou.
“Ninguém é preso especialmente por considerações políticas. As pessoas não são condenadas por ideias políticas, mas pela transgressão da lei. Todos a devem respeitar”, declarou.
Putin mostrou-se convencido de que um dos líderes da oposição Alexei Navalni será julgado objetivamente.
“Estou convencido que tudo será feito de forma extremamente objetiva sobre essa e outras questões. Eu chamei a atenção da procuradoria e de outros órgãos da justiça para isso”, afirmou.
“Quem luta contra a corrupção deve ser cristalmente limpo. De outro modo, trata-se de uma forma de publicidade política”, acrescentou.
O advogado Navalni, que tem denunciado numerosos casos de corrupção nas estruturas do poder russo, está a ser julgado por “desvio de meios financeiros”.
“Mas isso não significa que, se a pessoa tem ideias diferentes das do poder, devem ser procurados quaisquer motivos para o levar a tribunal e, depois, prendê-lo”, considerou Putin.
O dirigente russo afirmou estar disposto a dialogar com a oposição, mas acusou os seus dirigentes de fugirem a ele.
“Nós propomos-lhes esse diálogo, mas alguns dirigentes da oposição fogem a ele”, frisou.
“A oposição, com as dificuldades burocráticas mínimas, pode organizar partidos políticos… Mas uma coisa é gritar “socorro” e outra é propor uma ordem de dia positivo… Ajam, por favor. Lutem. Entrem no parlamento, provem a vossa verdade”, concluiu.

O Presidente russo fez estas declarações no programa “Linha Direta”, transmitido por mais de cinco canais de televisão e rádio e, durante o qual, respondeu às perguntas dos cidadãos russos.

Segundo os organizadores desta “conversa com o povo”, os russos enviaram mais de 2 milhões de perguntas para Putin.


Sem comentários: