segunda-feira, abril 15, 2013

Azulejos portugueses conquistam obra e coração de artista tártara

A artista plástica tártara Flora Daminova nunca esteve em Portugal, mas apaixonou-se de tal forma pelos azulejos portugueses que estes alteraram completamente o sentido da sua obra.
"Em 2004 ou 2005, vi, por acaso, um documentário na televisão sobre os azulejos portugueses e fiquei encantada com as imagens do Museu dos Azulejos. Nessa altura, eu já me dedicava a trabalhos com cerâmica e procurava novos rumos. A dedicação ao azulejo foi uma inspiração súbita", declarou a artista à Lusa no seu atelier em Kazan, capital da Tartária.
"O azulejo foi o ponto de partida, foi o meu destino. Comecei a ler muito sobre os azulejos portugueses, procurei muito na Internet, pois eu nunca estive em Portugal", acrescentou esta artista tártara, povo muçulmano que habita nas margens do Rio Volga e faz parte da Federação da Rússia.
"Gosto de me dedicar aos mais variados temas. Como me chamo Flora, gosto de pintar flores, mas também pássaros, faço reproduções de quadros, crio painéis de azulejos com motivos orientais, faço o que quero", sublinha.
Encomendas não lhe faltam, mas ela recorda com particular carinho uma delas: "Uma pessoa que tinha visitado Portugal encomendou-me, via Net, um painel português de 50 centímetros por 1 metro. Enviou-me o desenho e eu passeio-o para azulejos".
Sublinhando as diferenças climatéricas entre Portugal e a Rússia, Flora encontra, não obstante esse fator, lugar para as suas criações baseadas nos azulejos portugueses na decoração de lareiras e fornos, cozinhas, etc.
A artista tártara não esconde a sua arte e compartilhou os seus segredos com alunos de Kazan que participaram nos dias de cultura portuguesa na capital tártara.
"Fiquei muito ansiosa e feliz quando me telefonou o João, leitor do Instituto Camões, para me convidar a falar aos alunos dos azulejos. Nem queria acreditar, mas aceitei logo o convite", recorda.
Flora Daminova vai visitar finalmente Portugal no próximo verão e revela os locais que irá visitar: "quero ver estações, o metropolitano de Lisboa, outros lugares decorados com azulejos. Quero aprender mais sobre a minha paixão".

1 comentário:

Gregório, Carvalho & Costa, Sroc.com disse...

Olá José,

Gostava de saber o contato desta artista tártara, será que me pode ajudar?

Em caso afirmativo enviar para mpaulagregorio@gmail.com