quarta-feira, abril 10, 2013

Patriarca Ortodoxo russo considera feminismo “fenómeno perigoso”




O Patriarca de Moscovo e de toda a Rússia, Kirill I, lançou hoje fortes críticas ao feminismo, considerando-o um “fenómeno muito perigoso”.
“Considero muito perigoso o fenómeno a que se chama de feminismo, porque as organizações feministas proclamam a pseudo-liberdade das mulheres, que se deve revelar, principalmente, fora do casamento e da família”, declarou ele num encontro com a União das Mulheres Ortodoxas da Ucrânia.
Segundo ele, no centro da ideologia feminista não estão a família, a educação das crianças, “mas outra função das mulheres que, frequentemente, contradiz os valores familiares”.
“Não é por acaso que a maioria das lideres feministas são mulheres solteiras. Eu prestei atenção a isso em Genebra, no Conselho Mundial das Igrejas, quando se começou a desenvolver o tema feminista”, acrescentou. 
Kirill precisou que não vê nada de mau no facto de as mulheres se dedicarem à carreira, política, negócios e a muitas outras coisas “às quais, atualmente, se dedicam fundamentalmente os homens”, mas frisou que deve ser respeitado o “sistema correto de prioridades”.
“Em primeiro lugar, a mulher é a protetora do lar, o centro na vida da família”, disse.
Para o Patriarca Ortodoxo russo, “o homem olha para fora, deve trabalhar, ganhar dinheiro, enquanto a mulher olha para dentro, onde estão as crianças e o lar”.
“E se se destruir esta função extremamente importante da mulher, tudo ruirá a seguir: a família e, se quiserem, a pátria. Não é por acaso que a pátria é mãe”, considerou.
O chefe da Igreja Ortodoxa russa, a confissão dominante no país, defende que “se tenta impor a opinião de que a vocação da mulher de ser mãe é humilhante, que existem deveres mais altos e mais honrosos, que o cumprimento dos deveres inerentes às mulheres, gostaria de sublinhar a palavra cumprimento, coloca a mulher numa situação de submissão em relação ao homem”.
“Encontro-me muitas vezes com famílias. Raramente vejo uma família em que a mulher se encontre em situação de submissão. Se se pegar num potente microscópio e se observar atentamente, nomeadamente o casal, e depois se analisar a informar, ficará claro quem é o chefe da família”, argumentou.
Kirill I apelou às mulheres ortodoxas para os problemas dos divórcios, órfãos, baixa de natalidade.

5 comentários:

Anónimo disse...

Essa Igreja Ortodoxa russa é responsável por um série de retrocessos na Rússia. A Russia atual é mais conservadora que a Rússia comunista.

Anónimo disse...

É mesmo, feminismo e maxismo são das maiores provas da estúpidez humana. Agora até em sexos há extremos, impressionante ao que o mundo chega... homens e mulheres precisam uns dos outros, não há nada que justifique perder a razão por disputas sexistas.
Um grande abraço Sr.José, Heróis do Mar.

DIREITA disse...

Essa Igreja Ortodoxa russa é responsável por um série de retrocessos na Rússia. A Russia atual é mais conservadora que a Rússia comunista.


se são conservadores então porque é que votam em putin , que é anti eslavo e assimilacionista?

e quais são estes retrocessos que os ortodoxos causaram na russia? não a abortos,DSTS,drogados o suficiete por lá,voces ainda querem mais?

Anónimo disse...

se os ortodoxos foram responsáveis por uma série de retrocessos na Rússia, então nem sei o que dizer do que os comunistas fizeram com ela antes...

Anónimo disse...

Sou conhecedor de um caso que nao e bem assim o marido e padre ortodoxo que raramente trabalha assim sendo e a mulher que trabalha exaustivamente para sustentar-se a si propia, aos 4 filhos, ao marido e a propia casa.