terça-feira, maio 07, 2013

Popularidade de Putin em alta um ano depois do início do terceiro mandato presidencial

 O Presidente russo, Vladimir Putin, continua popular um ano depois do início do seu terceiro mandato presidencial, mas são cada vez mais os russos que querem um novo líder.

"Durante o ano, a popularidade de Putin não diminuiu. Um grande número, 72 por cento, considera mesmo que essa popularidade tem ainda potencialidade de crescimento", declarou Nikolai Mironov, diretor do Instituto de Projetos Regionais Prioritários.
Comentando os resultados de uma sondagem realizada pelo Fundo Opinião Social, Mironov acrescenta: "Essa popularidade depende da confiança para com o Presidente Putin que se foi criando durante muitos anos, bem como da sua capacidade de resolver problemas complicados".
Segundo outro estudo, realizado pelo Instituto Levada Tsentr, apenas 26 por cento dos inquiridos quer ver Putin à frente do país depois de 2018, ou seja, após o termo do terceiro mandato.
Porém, 55 por cento querem que a Rússia passe a ter um novo líder. Entre eles, 14 por cento esperam que ele continue a política do atual Presidente e 41 por cento querem um homem que "proponha outra solução para os problemas do país".
Palavras de ordem como “Rússia sem Putin” e “Putin deve sair” recebem o apoio de 24 por cento dos russos.
"Embora se sinta necessidade de um novo dirigente, por enquanto não há figura que substitua Putin. Por isso, enquanto não for encontrada essa figura, parte significativa dos descontentes irão resignar-se com a presença de Putin no poder", considera Alexei Grajdankin, vice-diretor do Levada Tsentr.
O politólogo Oleg Mastveitchev é da opinião que Putin se tornou mais seguro de si próprio.
"Vemos que, agora, ele se sente mais seguro em si próprio e no que faz. E leva à prática as decisões de forma mais dura, mais rápida, exige mais do que antes", afirmou.
Paralelamente, a oposição extraparlamentar vai perdendo força. O comício anti-Putin realizado na segunda-feira teve uma participação muito reduzida se comparada com iniciativas anteriores.

Sem comentários: