domingo, agosto 25, 2013

Rússia compra voto de Timor Leste para organização de Expo-2020 em troca de edição de poemas de Xanana Gusmão em russo




 A Rússia comprou votos de apoio de Estados minúsculos do Pacífico, incluindo de Timor Leste, para a organização da Exposição Mundial de 2020, tendo sido aceites as propostas mais extravagantes, revela o tri-semanário Novaya Gazeta, citando documentos diplomáticos russos.
Segundo esses documentos, Timor Leste vendeu o seu voto “pela tradução e edição em língua russa da coletânea de poemas “Meu Mar”do primeiro-ministro de Timor Leste, X. Gusmão”.
“Dentro em breve, terão possibilidade de ler a poesia de Gusmão os frequentadores de vanguarda da biblioteca do MNE, da Academia Diplomática e do Instituto de Relações Internacionais de Moscovo”, ironiza o jornalista da Novaya Gazeta.
“O Ministério dos Negócios Estrangeiros considera necessário satisfazer o pedido da República de Vanuatu de apoio financeiro no valor de 40 mil dólares norte-americanos”, escreve A.Tatarinov, diretor da 3ª Secção do Departamento da Ásia do MNE da Rússia, numa carta publicada pelo jornal.
O Tuvalu deu também “apoio de princípio à candidatura russa” em troca de “aparelhos de rádio, armas de eletrochoque para a polícia e um dentista”.
Os diplomatas russos, em conformidade com os documentos, prometeram ao Presidente do Kiribati um encontro com o vice-primeiro ministro russo Arkadi Dvorkovitch e o pagamento da participação desse país na Expo se ela se realizar na cidade russa de Ecaterimburgo.
O arquipélago de Palau pediu 500 mil dólares para “liquidar as consequências de um tufão no arquipélago”.
Neste momento, a Rússia já está a organizar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e o Campeonato do Mundo de Futebol de 2018.
Na corrida à organização da Expo-2020, Moscovo tem como concorrentes a Turquia, o Brasil e os Emiratos Árabes Unidos.

Sem comentários: