terça-feira, dezembro 17, 2013

A Rússia conseguiu comprar Ianukovitch?


Vladimir Putin, Presidente da Rússia, fez uma oferta ao seu homólogo ucraniano, Victor Ianukovitch, que este não recusou.
Segundo foi anunciado, o Kremlin retira 15 mil milhões de dólares do Fundo de Bem-Estar da Rússia para comprar títulos do tesouro russo.
Além disso, o preço do gás russo à Ucrânia vai sofrer uma redução brusca de 400 para 268,5 dólares por metro quadrado. Se Kiev se portar bem, Moscovo prometer rever novamente os preços do gás.
Foi também assinado um acordo que reanima a produção de aviões de transporte Antonov e de motores para aviões.
Para que semelhante “bondade” não parecesse traição da parte de Ianukovitch, Putin sublinhou que “não discutimos a questão da adesão da Rússia à União Aduaneira”.
Deste modo, Putin e Ianukovitch tentam ganhar as graças e o apoio de muitos ucranianos que irão receber, depois do ano novo, gás em casa mais barato.
Estas soluções para a população da Ucrânia são muito importantes, o que, a certa altura, a histeria anti-russa utilizou muito, isso é um sério banho. A aproximação de relações com a Rússia é simplesmente uma prenda do Pai Natal à Ucrânia”, declarou Vadim Kolesnitchenko, deputado do Partido das Regiões, que apoia Ianukovitch.
Porém, agora, a oposição pró-UE quer agora saber o que é o Presidente Ianukovitch ofereceu em troca, porque, como dizem os vários povos, “queijo grátis só na ratoeira”. Como se irá justificar Ianukovitch quando chegar a Kiev?
A oposição certamente não irá gostar das explicações e o mais importante será ver se a ela continuará a ter o mesmo poder de mobilização dos seus apoiantes. Se assim for, o que fará Ianukovitch? Recorrer à força para “limpar” o centro de Kiev?
Isto porque, entre a oposição, o principal já não são problemas como a libertação de Iúlia Timochenko, nem a aproximação ou não à UE, mas a continuação ou não de Ianukovitch no cargo de Presidente da Ucrânia.
Vladimir Klitchko, antigo campeão do mundo de boxe e um dos mais destacados dirigentes da oposição, desafiou Ianukovitch para o ringue.
Só há uma saída para o país: eleições antecipadas. Ianukovitch disse na mesa redonda que não receia eleições antecipadas. Desafio Ianukovitch, ele é meu adversário pessoal e eu desafio-o para o ringue”, declarou Klitchko após saber o resultados das conversações russo-ucranianas.

E, nesta situação, como irá responder a UE para salvar a face.

10 comentários:

Anónimo disse...

A Ucrânia que se deixe estar juntinha á Rússia que é melhor do que se juntar á paneleirada da UE.

A UE é um monstro sujo, enganador, dá dinheiro a um pais para destruir a sua indústria e agricultura, e depois mais tarde aparece a cobrar e a criticar por esse mesmo pais não ser produtivo.
Foi o que fizeram a Portugal.

Anónimo disse...

Ele vendeu a Ucrania a Rússia! A Ucrânica custa 15 bilhões? Baratíssima!

Anónimo disse...


Hó José Milhazes deve ser frustrante assistir a este desenlace?

O seu dever é informar as pessoas que a UE cria corruptos e ricos à custa de mergulhar milhões dos seus cidadãos na pobreza.

Eu neste momento encontro-me no Algarve na chamada capital do turismo, a que foi considerada em tempos a melhor cidade de Portugal para se viver.
Hoje a fome e a miseria são uma realidade vergonhosa que está patente em todo o lado.

Falei com pessoas que me disseram que em tempos trabalhavam aqui milhares de Ucranianos, regressaram todos em debandada para a Ucrânia.

Unknown disse...

Saiu cara, entretanto a Ucrânia fica ainda mais na mão dos russos. E se não ficasse nas mãos dos russos ficaria na mão de Berlin. Ou seja, sairia de uma coleira e cairia em outra.

Unknown disse...

Saiu cara, entretanto a Ucrânia fica ainda mais na mão dos russos. E se não ficasse nas mãos dos russos ficaria na mão de Berlin. Ou seja, sairia de uma coleira e cairia em outra.

MIKRC disse...

Nao se procupem a ue ja esta no fim.Brasil estado RS cidade Santiago

Anónimo disse...

Fizeram a Portugal e não só. Estão a destruir o sonho da Europa da música da esperança e da paz. O Hino da Alegria começa a perder todo o seu significado e das duas uma: Ou os Ucranianos não estão informados ou então são inconscientes.

Anónimo disse...

Entre União Babilónica Europeia e a Eurásia, que venha o George Orwell e escolha, rs. Ass: Falcão

Anónimo disse...

O que eu acho é o objectivo da União europeia, "liderada" pelo senhor comunista maoísta durão barroso e outros personagens tão perigosos e autoritários o quanto ele, é chegarmos a uma União das Repúblicas Socialistas europeias. Ass: Falcão

Anónimo disse...

Na minha vida é a primeira vez que vejo o povo a lutar pelo capitalismo, pelo fascismo e pelo nazismo.