domingo, dezembro 08, 2013

Ucrânia no limiar do precipício




Parece que não me enganei quando em, posts anteriores, escrevi que a situação na Ucrânia se iria agravar logo após a partida de Kiev dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da OSCE, que estiveram reunidos a 5 e 6 de dezembro na capital ucraniana.
Hoje, várias centenas de milhares de pessoas voltaram a sair para a Praça da Independência para exigir a demissão do governo de Mikola Azarov, a realização de eleições presidenciais e parlamentares antecipadas e a assinatura do Acordo de Parceria com a União Europeia.
Os discursos radicalizam-se tanto do lado dos manifestantes pró-europeus, como da parte das autoridades ucranianas, colocando a situação num limiar muito perigoso.
Vitali Klitchko, antigo campeão do mundo de boxe na categoria de pesos pesados e dirigente do Partido “UDAR” (GOLPE) apresentou essas reivindicações, mas apelou a que tudo seja feito por via pacífica, considerando qualquer ato de violência uma provocação.
A filha de Iulia Timochenko, antiga primeira-ministra ucraniana, leu uma mensagem enviada pela mãe onde esta incita a oposição a não dialogar com o poder, considerando que o diálogo só será possível “quando forem anunciadas eleições presidenciais e parlamentares antecipadas”.
Após a gigantesca manifestação, os participantes começaram a dispersar em várias direções a fim de continuarem a bloquear os edifícios do conselho de ministros e da presidência. Levantaram novas ou reforçaram barricadas anteriormente erguidas, pois receita ser desalojados por forças policiais durante a noite.
Um grupo de manifestantes, alguns deles encapuçados, dirigiram-se para um monumento a Vladimir Lénine, primeiro dirigente comunista da União Soviética e símbolo da aproximação da Ucrânia à Rússia, e derrubaram-no do pedestal, tendo depois partido aos pedaços.
Num comunicado, o Ministério do Interior da Ucrânia ameaça com processos-crime aqueles manifestantes que bloquearem as ruas do centro de Kiev. Pelo seu lado, o Serviço de Segurança da Ucrânia começou as investigações para determinar “ações ilegais de alguns políticos com vista à tomada do poder de Estado”.
A situação política continua a agudizar-se perigosamente na Ucrânia. Moscovo fala em “abrandamento dos protestos” dos pró-europeus e a União Europeia envia a baronesa Catherine Ashton a Kiev para tentar estabelecer o diálogo. Chegará a tempo?
Derrube do monumento a Lénine: http://www.youtube.com/watch?v=oaoJSsfEuCs#t=11






Смотрите оригинал материала на
http://www.interfax.ru/world/txt.asp?id=345614

2 comentários:

Anónimo disse...

Os Ucranianos querem viajar até ao Ocidente como cidadãos "livres" para mendigar nas ruas? Já por cá há muitos, mulheres sobretudo, que se tornaram famosas porque a troco de 5 contos faziam as delícias dos portugueses mais frustrados. Também há muitas licenciadas que trabalham em cabeleireiros e em supermercados do Pingo Doce, enfim para miséria já basta a nossa sem contar ainda com todos os outros em especial os romenos que chegaram com a boca cheia de dentes de ouro do tempo do famigerado Ceausescu, o que escandalizava muita gente e que talvez por via disso passaram a arrancar os dentes e hoje apresentam-se todos algo desdentados e sem brilho e tal como os romenos passem a conspurcam as casas cujas 3 primeiras rendas são pagas pelas Câmaras Municipais com fundos da CEE, quiçá da Alemanha, só que depois não pagam mais nada e assim vão destruindo tudo por onde passam quais hordas de gente sem respeito pelos locais nem pelas pessoas. Não é contudo essa a consciência ucraniana de raiz.
Perguntava Putin: O ocidente não tem já búlgaros e romenos que bastem e agora quer mais os ucranianos? Ou será a infra-estrutura industrial ucraniana de raiz ainda soviética fazendo dela actualmente a maior economia do mundo que é cobiçada como mercado e que para isso nem que seja necessário incitar o povo destruir o mausoléu de Lenine? Nada estranha porque na segunda guerra mundial havia ucranianos a disparar para qualquer lado e muitos chegaram a alinhar com o invasor exército nazi contra os próprios irmãos integrados no exército soviético.
Zé de Rilhafoles

PortugueseMan disse...

Nunca chegará a tempo, porque a situação não é uma questão de diálogo, mas sim uma questão económica.

A Rússia apresenta uma conta para pagar, a UE tem que decidir se quer ser o fiador da Ucrânia.

Não vai. Vamos ter muita conversa de democracia mas não vamos ver a UE avançar com rios de dinheiro, especialmente nesta altura que a UE atravessa uma série crise económica, com vários países em dificuldade.

O problema aqui não será entre entre o governo e a oposição, mas sim se existe gente suficiente de ambos os lados que decidam impedir que a outra parte avance com os seus desejos.

Está tudo nas mãos dos Ucranianos, a UE e a Rússia vão ter que esperar pelo o que estes decidem.

Decidam e assumam as consequências dos actos.