terça-feira, setembro 23, 2014

“Cavalo Dinheiro” de Pedro Costa abre retrospectiva cinematográfica em São Petersburgo


O filme português “Cavalo Dinheiro”, do realizador português Pedro Costa , irá abrir a retrospectiva dos filmes premiados no Festival de Locarno no International Media Forum, que se realizará em São Petersburgo de 1 a 10 de Outubro.
Em Agosto passado, o realizador português Pedro Costa conquistou o Leopardo do Festival de Locarno 2014 para a melhor realização com o filme "Cavalo Dinheiro”.
"Cavalo Dinheiro" marca o regresso do realizador à personagem Ventura e ao universo das Fontainhas, depois de "Ossos", "No quarto de Vanda" e "Juventude em marcha".
O filme do realizador português vai ser exibido por iniciativa de Boris Nelepo, crítico e historiador do cinema português. O organizador da retropectiva Locarno Local escolheu cinco filmes, entre eles o de Pedro Costa.
São bons filmes. Talvez a única coisa que os una é a ausência de cinismo e a fé na inesgotabilidade das possibilidades do cinema”, considera ele.
Nelepo tem publicado numerosos artigos em revistas da especialidade sobre a história do cinema português, sendo talvez o único especialista na Rússia que se interessa pela cinematografia nacional.
Agora, Boris Nelepo está a preparar um livro sobre o cinema português, que deverá ser publicado dentro em breve.



1 comentário:

chukcha disse...

Muito bem, caro Milhazes!

Você quando quer (ou quando o assunto toca Portugal, por razões óbvias) consegue transmitir uma imagem real da Rússia, da sua cultura e da apetência pelo conhecimento dos costumes e culturas além-fronteiras por parte dos Russos.

Não são todos uns facinoras nacionalisto-militiaritas, adeptos incondicionais de Putin, do Topol-M e coisa e tal. Também não são os "idiotas completamente vendidos e inuteis" das marchas dos vendidos liberais.

São apenas gente culta (neste ambito um pouco mais) que a generalidade dos europeus, com apetência pelo conhecimento das tradições, da literatura e das produções culturais que se desenvolvem no nosso planeta!

Além disso também gostam muito da família que vive no Donbass, em Kharkov, em Odessa. E por isso sentem no coração os bombardeamentos, os fuzilamentos e a opressão a que estes são sujeitos pela junta auto-designada em Kiev!

E por isso apoiam os insurgentes anti-fascistas e apoiariam uma intervenção de uma força de paz russa no sudueste da Ucrânia.

Isso apesar de adorarem folclore Ucrâniano, mesmo folclore Galaico, bem como gostarem de conhecer cinema Português!

Como demonstração dessa paixão que o Povo Russo têm pela cultura internacional, aqui fica um moda anti-fascista, em estilo country (tipicamente americoço), dedicada ao povo cowboy do Donbass (cowboy no sentido em que aspira a liberdade)!!:

https://www.youtube.com/watch?v=pXRUgmLTklg