segunda-feira, abril 18, 2016

Andará Vladimir Putin assim tal mal informado?


Durante a sua longa conversa com o povo russo, o Presidente Vladimir esteve igual a si mesmo, mas, desta vez, foi apanhado a mentir ao comentar sobre o caso dos Papéis do Panamá. Como não se tratou de uma mentira para consumo interno, foi obrigado a mandar o seu porta-voz pedir desculpas.
Quando abordou essa questão, o Presidente russo não só defendeu os seus amigos, como até fez uma “revelação bombástica”. Segundo ele, por detrás da publicação dos Papéis do Panamá estaria o banco norte-americano Goldman Sachs, que alegadamente é o proprietário do jornal alemão Sueddeutsche Zeitung.
“Em toda a parte se vê as orelhas dos encomendadores”, frisou Putin no seu estilo “popular”.
Além disso, Vladimir Putin sublinhou que a publicação dos Papéis do Panamá visa desestabilizar a situação política interna na Rússia na véspera das eleições parlamentares, marcadas para Setembro, acrescentando que é de esperar novas “publicações”.
Saídas da boca do dirigente de um país que tem fama de ter uns activos e eficazes serviços secretos, essas declarações pareciam ter como base provas irrefutáveis, mas, neste caso, a montanha nem sequer pariu um rato, mas apenas mais uma mentira.
Na sexta-feira, Dmitri Peskov, porta-voz de Putin, veio declarar que a informação sobre o proprietário do jornal alemão tinha sido levada ao conhecimento do Presidente “simplesmente não confirmada”.
Porém, Peskov, como mandam as normas do Kremlin, chamou a si a grave imprecisão do seu chefe: “Aqui talvez o erro tenha sido meu, dos que prepararam as informações para o Presidente”.
Os organizadores do talk-show pré-ensaiado consideraram normal que uma criança de 12 anos, Varia Kuznetsova, perguntasse: “Se, neste momento, Petro Poroshenko e Erdogan se estivessem a afogar, quem tentava ajudar primeiro?”
Putin hesitou em responder e mostrou-se sobretudo admirado ao perceber a idade da autora da questão, mas, mesmo assim, respondeu: “Se uma pessoa decide afogar-se, é impossível salvá-la. Mas nós estamos sempre prontos a dar uma mão e oferecer ajuda aos nossos parceiros sempre que eles a desejem.”
A maior parte da sua longa conversa de quase quatro horas foi dedicada aos problemas internos. Resumindo, as coisas vão avançando, os telespectadores, na sua maioria, agradeceram ao Presidente pelo seu trabalho, mostraram-se dispostos a enfrentar dificuldades. Uma criança dispôs-se mesmo a comer papas sem doce de fruta para “economizar”. Alguns trabalhadores conseguiram fazer chegar a Putin a mensagem de que tinham salários em atraso, problema que começou a ser resolvido ainda antes do fim do programa.
Este espectáculo anual visa mostrar a proximidade entre o Presidente e o povo russo, tal como o amor entre o Partido Comunista da União Soviética e os soviéticos no passado, mas algumas acções de Putin fazem lembrar uma frase atribuída a Lev Trotski: “Acredita, mas volta a verificar”. O Parlamento russo não para de aprovar leis para combater a oposição extraparlamentar e porque será que Putin teve a ideia de criar a Guarda Nacional, constituída por cerca de 400 mil polícias?
Certamente que essa guarda pretoriana não foi formada para defender o Kremlin das “tentativas de desestabilização” lançadas a partir de fora. Putin não respondeu se iria ou não recandidatar-se e 2018 ao cargo de Presidente da Rússia, mas essa é uma das medidas que apontam para que ele tenciona ocupar o cargo durante muitos anos.


Sem comentários: