quarta-feira, outubro 05, 2016

Reflexões em torno da eleição do SG da ONU

Hoje, ainda não será o dia decisivo para a votação para o cargo de SG da ONU, mas poderá esclarecer muita coisa. Na véspera, Vitali Churkin, o reprodutor das posições do Kremlin na ONU, reafirmou o desejo de ver no cargo de SG uma mulher do Leste da Europa. O Kremlin parecia estar inclinado para a búlgara Irina Bokova e não parece provável que apoie outra búlgara Kristalina Georgieva.
Porém, gostaria de chamar a atenção para ao facto de na corrida estarem ainda mais duas mulheres do Leste da Europa: A croata Vesna Pusić, 63 anos, acumula o cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros com o de vice-primeira-ministra; Natalia Gherman, 46 anos, com carreira na diplomacia, foi proposta pela Moldávia.
Peço a atenção para a candidata moldava. Com apenas 40 anos, fez uma rápida carreira diplomática, pois é filha de um ex-dirigente comunista e Presidente da Moldávia. Mas tem uns "rabinhos" de palha: por exemplo, foi apanhada na fronteira russa, com uma mala com cerca de 100 mil dólares.
Por isso, no que respeita a mulheres do Leste da Europa, há por onde escolher. No lugar de terem organizado um espectáculo tão triste com testes e provas, podiam ter realizado um concurso de misses aberto a mulheres dessa região do Velho Continente.
Quanto aos candidatos masculinos do Leste da Europa, também há vários e não podem ser retirados do baralho.
Quanto a António Guterres, desejo-lhe felicidades e (desculpem recorrer a comparações futebolísticas), parece-me que está, na fase de apuramento, a ter bons resultados, mas na final? A nossa selecção ganhou o Europeu quando poucos acreditavam, pois estava longe de parecer a melhor, mas lá foi de empate em empate. O último favorito perdeu na final. Coisas da vida. 

1 comentário:

Manuel Goncalves disse...

Creio que com palhaçadas assim só tornam mais fácil a eleição daquele que a maioria já sabe que vai ganhar. Gueterres e Gueterres