segunda-feira, novembro 07, 2016

Lenine censurado - 2. Ao encontro do Centenário do Golpe de Estado Comunista na Rússia



Camaradas, vamos no caminho certo!

"Projecto de resolução do Comité de Moscovo do Partido Comunista da Rússia (Bolchevique) escrito por V.I.Lenine e L.B.Kamenev

Antes de 28 de Abril de 1919

A Comissão Extraordinária de Moscovo [polícia política criada por Lenine e Dzerjinski]] deve fazer prisões sem dó nem piedade, não levando em conta considerações passadas, entre os grevistas e delegados.

Convocar Khalatov para o Soviete de Comissários do Povo para as 9 horas.

L.Kamenev.

Encarregar Kamenev de recrutar tipógrafos vermelhos de Piter [Petrogrado]".

Contexto: em 1918, os grandes centros industriais da Rússia Soviética foram palco de greves de operários de vários sectores que exigiam aquilo que os bolcheviques tinham prometido: pão, terra e paz. A falta de alimentos era geral devido às requisições de produtos aos camponeses, a guerra civil adquiria cada vez maiores dimensões e os comunistas reduziam cada vez mais a liberdade de expressão. Os tipógrafos de Moscovo, tal como os ferroviários, estiveram na vanguarda do combate. Uma das suas reivindicações era a formação de um governo que englobasse todos os partidos socialistas, mas os bolcheviques não tencionavam dividi-lo com ninguém. A resposta era só uma: repressão com mão de ferro. A nova experiência social começou precisamente há 99 anos atrás.


Sem comentários: