segunda-feira, setembro 24, 2018

Putin pode ser batido em eleições transparentes?

Vladimir Jirinovski

Gostaria de acrescentar aqui alguns dados em relação ao meu comentário hoje publicado no Observador: https://observador.pt/opiniao/putin-pode-ser-batido-em-eleicoes-limpas-e-transparentes/.
Ontem, Domingo, o partido do Presidente russo "Rússia Unida" sofreu mais duas pesadas derrotas nas eleições para os governadores das regiões de Khabarovsk e de Vladimir.
Em Khabarovsk, ainda houve tentativa de falsificar resultados, mas a vitória do candidato da oposição ao Kremlin foi tão evidente que Putin teve de reconhecê-la. 
Em Khabarovsk, no Extremo Oriente, o candidato de Putin, Viatcheslav Short, recebeu 27,97% dos votos, enquanto que o candidato do Partido Liberal-Democrático conseguiu 69,57%.
Em Vladimir, a candidata apoiada pelo Kremlin, Svetlana Orlova, recebeu 37,46% dos votos e Vladimir Sipiaguin conquistou 57,03%.
É de assinalar que ambos os vencedores foram candidatos do Partido Liberal-Democrático, dirigido pelo nacional-palhaço e populista Vladimir Jirinovski. A maior vitória deste partido em eleições regionais.
Como foram possíveis essas vitórias? Os candidatos da oposição que chegaram à segunda volta reuniram todo o eleitorado que está cansado da política de Vladimir Putin e da sua corte. É verdade que é muito difícil chamar oposição ao Partido Liberal-democrático ou ao Partido Comunista, pois são completamente controlados pelo Kremlin, mas trata-se, não obstante dum forte sinal para o Presidente russo.
Razões possíveis da derrota do Kremlin:
- Descontentamento com a idade de reforma.
- Baixo nível de salários e de vida da população na província.
- Corrupção e nepotismo generalizados.
- Excessivos gastos militares. Primorie e Khabarovsk foram parte do palco das últimas grandes manobras militares russas.
Por isso, tenho cada vez menos dúvidas do seguinte: se na Rússia forem realizadas eleições presidenciais transparentes, Putin, no melhor dos casos, passa à segunda volta, e no pior é derrotado. Quanto às alternativas políticas, isso é outra história, muito complicada.
https://observador.pt/opiniao/putin-pode-ser-batido-em-eleicoes-limpas-e-transparentes/.

Sem comentários: