quinta-feira, novembro 22, 2018

Revisionismo Histórico chega ao Afeganistão



A pedido do Presidente Putin, a Duma Estatal da Rússia, câmara baixa do Parlamento, decidiu considerar a invasão soviética do Afeganistão, ocorrida nos finais de 1979, legítima e em conformidade com o Direito Internacional. Para tal, a maioria dos deputados anulou uma decisão do Soviete Supremo da URSS, de Dezembro de 1989, que considerou essa operação militar ilegítima e contrária ao Direito Internacional. Os actuais parlamentares consideram que a sua decisão é um acto de "justiça histórica"!
As justificações para tal acto de revisão histórica são várias: desde a gasta "ajuda ao povo do Afeganistão" até ao início do combate ao terrorismo islâmico e aos que viriam, mais tarde, a ser os talibãs.
Se a invasão foi justa, então a retirada das tropas soviéticas foi injusta?
A ideia da revisão histórica partiu da organização "Veteranos do Afeganistão", dirigida actualmente pelo general Gromov. Como foi este senhor que comandou a retirada das tropas soviéticas, penso que, "no mínimo", ele traiu a pátria ao realizar essa operação. Não deu uma prova de cobardia?
Claro que na decisão dos deputados russos não se fala dos cerca de 13 mil soldados e oficiais que morreram no Afeganistão, nem das dezenas de milhares de feridos. Isso estraga o quadro bonito criado pelo revisionismo histórico.
Se esta onda continuar, não se pode excluir que os deputados russos poderão vir a rever decisões face à invasão da República Democrática Alemã em 1953, da Hungria em 1956 e da Checoslováquia em 1958.
Além disso, serão capazes de reabilitar o pacto de Molotov-
Ribbentrop de 1939, assinado entre Hitler e Estaline.
Por muito que os deputados russos se esforcem não conseguirão esconder que a invasão da Crimeia foi também um crime contra o Direito Internacional.
A Rússia continua a dirigir-se para o abismo, sob o comando de políticos cleptocratas e vigaristas. Um deles, Serguei Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, estará em Lisboa a 24 de Novembro.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde,
Queria colocar uma questão sobre, o que aconteceu no domingo entre a marinha russa e a ucraniana será que a Rússia estará disposta em entrar num conflito aberto com a Ucrânia?

Os meus melhores cumprimentos

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Penso que é pouco provável, pois seria muito perigoso para ambas as partes.