sexta-feira, dezembro 28, 2018

A moda dos muros está a ganhar terreno


Onde fica este muro? Entre os Estados Unidos e o México? Não, esta construção separa a Crimeia ocupada pela Rússia do território da Ucrânia. 
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) justifica: a construção do muro visa evitar a “infiltração de sabotadores” e combater a entrada de armas, drogas e outro tipo de contrabando por parte da Ucrânia no país. 
“A estrutura é composta por um muro com mais de 60 quilómetros de comprimento e inclui algumas centenas de sensores de vários tipos, incluindo sensores de vibração e de raios X. Está também equipado com sistemas de circuito fechado de televisão para garantir um controlo mais eficaz da área durante a noite e em condições de má visibilidade”, informam as agências russas citando fonte do FSB.
Gostaria de lembrar que, quando Vladimir Putin ordenou a invasão da Crimeia, alegou a protecção dos russos aí residentes, embora não tenha sido derramado sangue. Até hoje, desconhece-se quantos actos de sabotagem realizaram os "ucranianos" nessa sua região ocupada.
Quanto ao vergonhoso muro em construção por Donald Trump, os protestos soaram logo que começou a ser edificado, e agora? Também irão haver protestos ou trata-se de mais um facto consumado?
Será que este muro irá durar mais do que o famigerado Muro de Berlim, que dividiu a Europa entre 1961 e 1989? Não gosto de fazer prognósticos... 

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, Putin tem luz verde para fazer o que quiser. Os europeus estão-se nas tintas para os europeus de leste tal como estiveram durante os 70 anos de comunismo implacável. Tal como agora permitem com o Pacto Emigração a aplicação prática de um plano de destruição em poucas décadas da cultura e modos de vida europeus assentes na etnia europeia branca e na nacionalidade. Pobre europa que vamos deixar aos nossos descendentes.

Alexandre disse...

Onde os russos constroem muros e cercas de arame farpado, geralmente fazem isso não para proteger os russos, mas para impedi-los de escapar