sábado, janeiro 05, 2019

Nasceu a independente Igreja Ortodoxa da Ucrânia


Bartolomeu, o Patriarca de Constantinopla da Igreja Ortodoxa assinou hoje o tomos (bula) que concede a autocefalia à Igreja Ortodoxa da Ucrânia. O documento foi entregue ao Metropolita Epifânio, que passará a dirigir esta nova Igreja Ortodoxa.
A decisão foi tomada da véspera do Natal Ortodoxo, que se celebra na noite de 6 para 7 de Janeiro.
O Patriarcado de Moscovo da Igreja Ortodoxa Russa já tinha condenado essa decisão de Bartolomeu quando foi anunciada, não reconhecendo a esse Patriarca o direito de se ingerir nesta questão.
Agora falta fazer o mais difícil: evitar confrontos entre os crentes que irão continuar fiéis a Moscovo e os que passaram para a Igreja Ortodoxa da Ucrânia, principalmente devido à divisão de templos.
Há muito que na Ucrânia se defendia a independência religiosa de Kiev em relação a Moscovo, mas o processo acelerou-se depois de Vladimir Putin ter anexado a Península da Crimeia em 2014 e ocupado parte do Leste do país vizinho.
Em época de campanha eleitoral (as presidenciais realizam-se em Março próximo), o actual Presidente ucraniano está a utilizar este processo para elevar o grau da sua popularidade entre o eleitorado, mas a questão da propriedade das duas igrejas deverá ser tratada com muito cuidado. Em caso de conflito, Vladimir Putin pode alargar a sua zona de influência na Ucrânia a pretexto da protecção dos russófonos que vivem no país vizinho.

P.S. Aproveito a oportunidade para desejar um Santo Feliz Natal aos meus leitores e amigos ortodoxos, sem excepção. Espero que resolvam todos os problemas pacificamente.

Sem comentários: