segunda-feira, março 04, 2019

Lançamento do livro "Os Blumthal" em Lisboa. Partida para uma discussão



Muitos exemplares de "Os Blumthal" já chegaram às mãos dos leitores, outros esperam a sua hora na prateleira, mas a sua apresentação ao público terá lugar no dia 8 de MARÇO, e será feita pelo Professor Viriato Soromenho-Marques. Foi motivo de orgulho quando soube que este distinto académico aceitou o meu convite para falar do meu novo livro.
Pessoalmente, para mim será importante ouvir a sua opinião sobre os temas levantados no meu livro, bem como dos leitores. Sei que algumas ideias minhas são muito polémicas e discutíveis, mas estou disposto a conversar sobre elas.
Sendo um estudo sobre uma família da pequena e longínqua Estónia, mais concretamente sobre a família dos avós paternos da minha mulher, decidi fazê-lo e passá-lo ao papel porque é um exemplo gritante da dor e sofrimento provocados pelas duas mais tenebrosas utopias do séc. XX: comunismo e nazismo.
Para alguns, é uma heresia colocar estas duas ideologias lado a lado, mas a prática dá razão aos que consideram que nenhuma delas contribui para a solução dos graves problemas da Humanidade.
Vou aqui revelar alguns segredos sobre a escrita do livro propriamente dito. Tendo a ideia surgido numa daquelas conversas à mesa que normalmente morrem depressa, ela foi ganhando corpo, mas provocando acesas discussões, zangas no interior da família. Os documentos iam aparecendo, desvendando muitos mistérios, e colocava-se a questão: mas será mesmo preciso mexer nas feridas do passado?
A actual situação no mundo diz que é preciso para que a Humanidade não repita erros terríveis, para que os nossos filhos e os nossos netos não saibam por experiência própria o que é a guerra, as perseguições por motivos políticos e religiosos.
Agora, mais do que nunca, estou aberto para a discussão destes temas, tendo essa apenas um limite: só discuto o conteúdo do meu livro com aqueles que o leram. Este livro não foi escrito para os que já sabem tudo, mas para aqueles que querem aprender mais.
Poe isso, convido-vos para a sessão de lançamento em Lisboa. Depois virá o Porto e outros lugares para onde me queiram convidar.

4 comentários:

Raposo Tavares disse...

A apresentação foi no dia 8?
Já o comprei na Bertrand e já o li há duas semanas a esta parte.
Caro senhor, o seu livro é excelente. Gostei.
Parabéns.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Obrigado pela sua opinião.

Anónimo disse...

AHH

entao esta explicada a sua doentia obcessao pela judiaria.

A sua mulher e de origem judia.

O que implica que a sua prole tambem o e.

Nada mais esperar de um individuo absolutamente desprovido de identidade racial como vc.

mas olhe que se a coisa aquecer, eles podem sempre ir para israel, vc tera poucas ou nenhumas opcaoes.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Anónimo, você é um ignorante completo e uma besta quadrada. Dê a cara, se é tão corajoso.