quarta-feira, maio 10, 2006

O camarada lobo sabe quem come


Vladimir Putin discursou "sobre o estado da nação", concentrando a atenção em três factores fundamentais para a recuperação económica e social da Rússia, bem como para a integração do seu país no mundo: inovação tecnológica e científica, recuperação demográfica e modernização das Forças Armadas.

Inovação tecnológica:
"Devemos estimular os investimentos na infraestrutura produtiva e inovações, desenvolver sistemas energéticos modernos, Espaço, aviação. O país deve tornar-se um grande exportador de serviços intelectuais".

Recuperação demográfica:
Depois de constatar que a população da Rússia sofre uma diminuição anual de 700 mil pessoas, Putin propõe como soluções para resolver o problema demográfico: "estimular a entrada de imigrantes qualificados, pessoas cultas e respeitadoras da lei"; "o Estado deve, se está interessado em aumentar a natalidade, apoiar a mulher, condedendo-lhe o capital primário, isto é, "materno"

Forças Armadas:
"Em 2008, 2/3 das forças armadas serão profissionais"; "nos próximos cinco anos, está previsto dotar a tríade nuclear da Rússia com novos aviões estratégicos, submarinos e porta-mísseis"; “Já hoje se trabalha com êxito na criação de armas de alta precisão e de ogivas com trajectória imprevisível para o inimigo potencial. Juntamente com os meios para superar os sistemas de defesa contra mísseis, esses novos armamentos permitir-nos-ão conservar o equilíbrio estratégico de forças”; “é prematuro falar do fim da corrida aos armamentos quando esta atinge um novo nível tecnológico e ameaça com a aparição de todo um arsenal das chamadas armas desestabilizadoras”.

Recados aos Estados Unidos:
”Como se costuma dizer, o camarada lobo sabe quem comer. Come e não dá ouvidos a ninguém, nem pretende fazê-lo”.

“O que acontece à ênfase da necessidade de lutar pelos direitos humanos quando se trata da luta pelos próprios interesses!”

Recado a oligarcas e funcionários corruptos:
“Apertámos e continuaremos a apertar os calos aos que querem conseguir uma alta posição ou riqueza, ou ambas as coisas ao mesmo tempo, pelo caminho mais curto à custa do bem-estar comum”. Estas palavras, sublinhou Putin, foram pronunciadas por Franklin D. Roosevelt, antigo Presidente norte-americano, em 1934.

Reacções:
"A mensagem do Presidente tocou-me profundamente. O capítulo dedicado à demografia foi profundamente pessoal e sofrido pelo Presidente, ele falou com dor na alma" - considerou Valentina Matvienko, Governadora de S.Petersburgo, terra-natal de Putin.
"Prometo apresentar a certidão de nascimento de três filhos até 2016. Ziuganov[dirigente comunista] não será capaz de tal coisa" - comentou o líder nacionalista, Vladimir Jirinovski.
“Ouvi nesta sala falar da duplicação do Produto Interno Bruto, da luta eficaz contra a corrupção e contra a pobreza, mas não vi actos concretos” - declarou Guennadi Ziuganov

1 comentário:

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor caboverdeano de São Petersburgo, envio-lhe o endereço da comunidade lusofona na Rússia. Escreva e certamente lhe dirão quais deles habitam em S.Petersburgo e contactos: pt-russia@yahoogroups.co.uk. Obrigado pela atenção. JMilhazes