sábado, agosto 05, 2006

Igreja Ortodoxa Russa apela a boicote do concerto de Madonna


A Igreja Ortodoxa Russa (IOR) pediu aos seus fiéis que boicotem o concerto que Madonna irá dar em Moscovo no próximo dia 11 de Setembro, no âmbito da sua digressão mundial de apresentação do último disco: "Confessions on a Dance Floor".
"Para ilustrar as suas próprias paixões, Madonna explora a cruz, a imagem da Virgem e outros símbolos religiosos. Isso é um sacrilégio. Não a podemos excomungar porque não é ortodoxa" - declarou o chefe de Relações Públicas da IOR, Vsievolod Chaplin, sublinhando que a Igreja Ortodoxa "recomenda encarecidamente" aos seus fiéis não assistir ao concerto que a cantora irá dar na esplanada das Colinas dos Pardais (antigas Colinas de Lénine), que será a sua primeira actuação na capital russa.
"Essa senhora, que salta de religião para religião, necessita de assistência espiritual" - concluiu o sacerdote.
Em Maio passado, a IOR condenou a película de Ron Howard "O Código da Vinci" por "ofensa grave aos sentimentos religiosos", mas as críticas do clero não impediram a exibição do filme.
A Igreja Católica da Rússia também critica as actuações de Madonna, mas os dirigentes dos católicos russos deixam ao critério de cada um a ida ou não ao concerto da cantora americana.
Os organizadores do show esperam, nºão obstante todos os protestos, a presença de 35 mil espectadores, embora os preços dos bilhetes não possam ser considerados baratos, variando entre 50 e 750 euros.
Desde que Madonna irrompeu no panorama musical mundial em meados dos anos 80, falou-se em numerosas ocasiões da possibilidade de actuar na Rússia, mas só agora isso se vai realizar. A cantora chegará a Moscovo vinda de Praga e continuará a sua digressão no Japão.

Sem comentários: