O Presidente russo, Vladimir Putin, condecorou com a medalha "Por Coragem" (na foto) os correios diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Vladimir Fedin e Vladimir Nefedov, que foram alvo de um ataque de bandidos no Rio de Janeiro em Abril passado.
Segundo a agência noticiosa oficiciosa RIA Novosti, no texto do decreto presidencial assinala-se que as condecorações foram dadas "por coragem e espírito de sacrifício, revelados quando da realização do seu trabalho e em condições com risco para a vida".
O ataque teve lugar na auto-estrada que liga o Aerroporto do Rio de Janeiro e o centro da cidade brasileira, quando os diplomatas seguiam em dois automóveis rumo ao Consulado da Federação da Rússia. Os bandidos, em número supetior a dez homens, estavam armados com metralhadoras e pistolas. Eles mandavam parar os carros e roubavam as pessoas.
Os criminosos conseguiram roubar aos diplomatas bens pessoais, dinheiro, telemóveis e documentos. Quando os russos conseguiram escapar da emboscada, os ladrões organizaram uma perseguição em dois carros, que foi suspensa quando viram o posto da polícia militar.
Este ataque armado é já o quarto ataque contra cidadãos russos no Rio de Janeiro nos últimos tempos. Em Abril de 2005, o engenheiro Oleg Starikh, que estava naquela cidade brasileira para participar numa exposição, foi assassinado. No mesmo mês, foi atacada a tiro a residência do padre ortodoxo Pavel Feoktistov, que dirige uma paróquia da Igreja Ortodoxa Russa no Rio. No verão do mesmo ano, ocorreu um tiroteio entre assaltantes e o guarda do Consulado Geral da Federação da Rússia. Em Fevereiro do ano corrente, o correspondente da agência RIA Novosti e a sua esposa foram vítimas de assalto à porta do escritório.
Sem comentários:
Enviar um comentário