quarta-feira, setembro 27, 2006

Até na Sibéria há sportinguistas



Alina, estudante do 4.º ano de Jornalismo da Universidade de Tomsk, viajou três dias e três noites de comboio com um só objectivo: assistir ao jogo do Sporting, seu clube preferido. "Não consegue organizar um encontro com Miguel Garcia, gostava tanto de tirar uma fotografia com ele e pedir-lhe um autógrafo? Vim de propósito de Tomsk..." - foi assim que uma jovem se dirigiu ao repórter do PÚBLICO, com um tímido sorriso, quando nos ouviu falar russo.
"De Tomsk? Da Sibéria?", respondemos incrédulos, e tentámos saber como nasceu tal "amor".
"Este amor começou por acaso. Gosto de futebol, vou ver jogos a um bar de Tomsk [cidade situada a três mil quilómetros da capital russa, na Sibéria Ocidental] e, certa vez, vi um jogo do Sporting e apaixonei-me por esta equipa. São jovens, mexem-se durante todo o jogo. O Miguel Garcia [pronunciei bem o nome?] corre para trás e para a frente, é o maior."
Alina, que trazia uma camisola verde e branca, com o emblema do Sporting bordado, e um leão de peluche (que baptizou de Miguel Garcia), disse que a sua irmã mais nova também gosta do futebol português, mas sublinhou: "Ela é adepta do FC Porto!"
Era impossível não ajudar esta jovem siberiana a concretizar o seu sonho. A assessora de imprensa do clube de Alvalade, depois de ouvir semelhante estória insólita, prometeu-nos organizar, hoje, na zona mista, após o jogo um encontro entre a sportinguista siberiana e o seu ídolo português.
Alina não cabia em si de contente e aproveitou a oportunidade para tentar realizar mais um sonho seu: "O Miguel não me vai oferecer a camisola? Isso seria o fim. Ninguém irá acreditar nas minhas palavras em Tomsk, mas se mostrar a camisola..."

6 comentários:

9-9 disse...

Estas histórias do futebol são fascinantes! Mas a irmã mais nova é que é esperta!

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caros leitores, quando vem a Moscovo uma equipa portuguesa, eu sou apoiante dessa equipa. Mas, em particular, eu gosto do preto e branco do Varzim. Um abraço.

GreenPower disse...

Boas! Essa Alina vinha comentando no blog do qual faço parte "http://www.osangueleonino.blogspot.com/" à já um tempo, sempre perguntando por Miguel Garcia, nunca lhe respondi com afinco, pois pensei que se tratava de um adepto dos nossos rivais a querer brincadeira hihihi!!

Saudações Leoninas!

Exelente Blog o seu!!!!

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, posso confirmar que se trata da mesma jovem, pois ela disse que escreveu para todos os lados, mas ninguém a levou a sério. Realmente, é difícil imaginar a existência de leões na Sibéria! Mas a globalização é assim, permite em qualquer lugar do mundo acompanhar o futebol português.
Por isso, peço um favor aos sportinguistas, respondam às mensagens da Alina.
A propósito, ontem, Miguel Garcia fez chegar às mãos da jovem, através da assessora de imprensa do Sporting, jovem muito atenciosa e trabalhadora, um autógrafo e uma camisola verde e branca...

GreenPower disse...

A partir de agora se a Alina aparecer, tomarei todo o cuidado de lhe responder com o devido merecimento! Pois não é todos os dias que se ganha paixão por algo que se encontra muitissimo longe e também não pertencendo ao seu país e cultura!

Esta adepta do verde e branco talves um dia tenha meios para nos fazer uma visita!! Como ela há muitos adeptos por esse mundo fora que simpatizam com o Sporting!

Saudações Leoninas! Tudo de bom para si!

paulo pinto disse...

Os russos são um povo fantástico. Para eles qualquer sacrifício é uma coisa pequena. Três dias e três noites num comboio para ver o Sporting? É uma honra para um clube ter adeptos assim. Fico feliz pelo Sporting. Mas espero que a irmã da Alina também possa ter a mesma alegria quando o glorioso FCP lá for. Molodyets, Alina!