quarta-feira, setembro 27, 2006

Spartak e Sporting não pretendem repartir pontos


Relvado sintético do Estádio Lujniki também pode ter vantagens para os lisboetas

Os treinadores do Spartak de Moscovo e do Sporting, respectivamente Vladimir Fedotov e Paulo Bento, não escondem que o objectivo é vencer o jogo de hoje. Por razões diferentes, mas as duas equipas têm motivos para não repartir pontos na partida. O Spartak perdeu o primeiro jogo frente ao FC Bayern de Munique (4-0) e, se não conseguir vencer o Sporting em casa, poderá ficar com as contas muito complicadas. O Sporting, moralizado pela vitória sobre o Inter de Milão, pretende vencer para "ficar mais descansado" no que respeita à passagem para a fase seguinte da Liga dos Campeões.
A conferência de imprensa do treinador Paulo Bento e do guarda-redes Ricardo estava marcada para antes do treino. Porém, antes de se reunirem com os jornalistas, os representantes sportinguistas foram pisar o relvado sintético do Estado Olímpico Lujniki, inovação técnico-desportista a que os futebolistas de Alvalade não estão habituados.
Este foi precisamente o pontapé de saída da conversa de Ricardo com os jornalistas. "A esmagadora maioria dos nossos jogadores vai fazer o primeiro jogo num relvado artificial. Na Academia do Sporting temos um campo desses, mas não treinamos nele. Vamos fazer tudo para superar um piso que não é normal e conseguir um bom resultado", declarou o guarda-redes sportinguista.
Paulo Bento também assinalou que os futebolistas não estão habituados ao relvado sintético, sublinhando que, nele, "a bola salta muito, temos de a fazer circular, rodar". Porém, frisou que "não vamos dar mais importância a esse factor do que aquele que ele tem"."Tudo o que se faz noutro campo - continuou Paulo Bento - poder ser feito no sintético. Até tem vantagens, o relvado sintético não tem buracos e a bola não ressalta, o que é bom para o nosso jogo técnico".
Paulo Bento não se cansou de repetir que "o nosso objectivo é ganhar o jogo", que "o Sporting não mudará a sua filosofia e tentaremos dominar o jogo", mas , por outro lado, frisou que a sua equipa não se deixará embarcar em aventuras.
Atenção às surpresas
O treinador do Sporting reconheceu ter estudado alguns jogos da equipa russa, considerando que o Spartak deixa jogar o adversário, mas o perigo consiste no facto de os jogadores russos passarem rapidamente da defesa para o contra-ataque, a fim de surpreender o adversário."O Spartak é uma equipa de qualidade, e sofrer quatro golos num jogo da Liga dos Campeões não é muito usual, mas não nos deixaremos ir por aí. Iremos tentar controlar o jogo para não deixar o Spartak jogar como gosta", concluiu Paulo Bento.
Se se comparar as declarações feitas por Paulo Bento e pelo seu homólogo russo, Vladimir Fedotov, fica-se com a impressão de que nas fileiras sportinguistas há mais confiança na vitória. Na conferência de imprensa, realizada na base do Spartak, nos arredores de Moscovo, o treinador russo disse aos jornalistas que prepara os seus pupilos "apenas e só para a vitória", mas tenta desdramatizar um possível desaire: "Não posso dizer que o jogo com o Sporting seja precisamente fulcral, pois ainda temos muitos jogos pela frente". Segundo Fedotov, "o maior perigo para a baliza do Spartak reside na linha média do Sporting, onde estão concentrados jogadores com técnica e rapidez. O Sporting é uma equipa alegre e com perspectivas".
Observador impressionado
Opinião semelhante tem Stanislav Tchertchessov, director desportivo do Spartak, que esteve em Portugal para assistir ao jogo Aves-Sporting. "A linha média do Sporting é realmente rápida e a equipa muito jovem em geral", declarou ele, destacando Alecsandro, "um futebolista experiente, que sabe proteger a bola e joga bem de cabeça", e Liedson, "que não pára durante os 90 minutos".
Não obstante isso, Fedotov não perde o sentido de humor. Quando lhe perguntaram se o peso de seis anos sem vitórias na Liga dos Campeões não influi psicologicamente na equipa, respondeu: Não, não influi. A nossa equipa tem muitos estrangeiros e eles nem sequer fazem ideia disso!".
Nem Paulo Bento, nem Fedotov quiseram avançar com os nomes dos jogadores que hoje entrarão na arena do Estádio Olímpico Lujniki, o antigo Estádio Lénine. "Tenho a equipa escolhida, mas só!", respondeu o treinador sportinguista à curiosidade dos jornalistas.
EQUIPAS PROVÁVEIS - Spartak de Moscovo: Kowalewski, Stranzl, Jiránek, Kovác, Shiskin, Boyarintsev, Titov, Owusu-Abeyie, Mozart,Pavlyutchenko e Bazhenov. Sporting (não disponível, já que a equipa lisboeta realizou o treino em Moscovo à porta fechada)Árbitro Martin Hansson (Suécia)
Nota:os mais de 40 mil adeptos do Spartak que vão ao estádio reservaram duas surpresas para o Sporting. Como o jogo se vai realizar à noite, cada um deles está convidado a trazer um isqueiro para acender quando as equipas entrarem em campo. Além disso, os adeptos do sector B do Estado Olímpico vestirão camisolas vermelhas e brancas, cores do Spartak, para formar uma onda colorida.

Sem comentários: