quarta-feira, setembro 13, 2006

Aviões na Rússia caem de velhos


Três pessoas morreram e um ficou ferida devido à queda de um helicóptero ligeiro na Região de Kémerovo (Sibéria Ocidental). O aparelho estatelou-se quando realizava uma manobra de aterragem.
Na passada Segunda-feira, onze militares russos, entre os quais três generais, morreram devido à queda de outro helicóptero, um Mi-8, na Ossétia do Norte, república caucasiana da Federação da Rússia. A Procuradoria-Geral do país defende que se tratou de um acidente, embora um grupo terrorista islâmico até agora desconhecido tenha reivindicado o abate do aparelho.
Seja como for, os últimos tempos têm sido negros para a aviação russa, tendo catástrofes aéreas provocado a morte de centenas de pessoas.
O Comité para a Energia e Transportes da Duma Estatal (Câmara Baixa) do Parlamento russo concluiu que as principais razões da situação tão lastimosa da aviação russa são a utilização de aviões muito obsoletos, a redução da quantidade de aeroportos, o mau financiamento deste ramo da economia e a má preparação dos pilotos aéreos.
Valeri Iazev, dirigente desse Comité, informou que, desde 1992, o número de aeroportos e aeródromos no país diminuiu de 1302 para 383, tendo apenas 59% deles pista asfaltada e 56% sinalização luminosa. Entre 2002 e 2006, o governo russo investiu cerca de 800 milhões de euros, o que é claramente insuficiente, e, nos próximos 5-7 anos, ver-se-à obrigado a investir anualmente cerca de mil milhões de euros, para normalizar a situação.
Isto porque mais de 70% da actividade das empresas aéreas russas é realizada com aviões fabricados nos anos 60 e 70 do século passado, que não correspondem às exigências técnicas modernas e já ultrapassaram os prazos de exploração. Continuam a voar 2 mil e 528 aparelhos aéreos, cuja substituição por novas naves é feita de forma extremamente vagarosa. Nos últimos 15 anos, as companhias aéreas russas compraram apenas 36 aviões de fabrico nacional: Il-96, Tu-204, Tu-214 e Il-114.
Para suprir as dificuldades, as operadoras aéreas russas vão comprar aparelhos estrangeiros usados. Segundo o Comité, apenas 8% estão em conformidade com os padrões tecnológicos modernos.
A idade média dos pilotos é de 49 anos, um sinal claro do envelhecimento dos quadros na aviação civil russa. Além disso, a preparação de novos quadros não é a melhor. "O trabalho de aperfeiçoamento dos programas de ensino do pessoal da aviação deixou praticamente de ser feito pelo Estado ou é realizado a ritmos inaceitavelmente baixos"- concluiu o citado Comité.

4 comentários:

Mikolik disse...

ManuelPLopes, por acaso és controlador de tráfego aéreo na NAV? Somos colegas?

Pese embora as justificadas reflexões, acho que aquilo que o José Milhazes escreveu é bem capaz de ser verdade. Pela experiência que tenho do aeroporto de Lisboa, das companhias aéreas russas que vêm cá, nota-se nelas um pouco aqui e ali uma certa falta de qualquer coisa por parte das tripulações, se bem que, na minha opinião, estou que longe de considerar os pilotos russos pouco profissionais, e ao contrário do que muita gente pensa, expressam-se bem em inglês.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, na URSS nada acontecia de mau porque simplesmente não havia imprensa suficientemente independente e livre para noticiar o que na realidade acontecia no país.
Permita-me não comentar as suas palavras sobre a "transferência de residentes de umas repúblicas para outras", porque, continuando assim pode-se explicar as tentativas de exterminação de povos inteiros e de criação do "homem soviético", completamente novo. Não existia pobreza, prostituição, discriminação, porque era proibido falar disso como coisas existentes na URSS, só podiam acontecer no capitalismo.
Quanto à Bielorrússia, a sua situação económica só não é má porque continua a viver, significativamente, à custa do petróleo e gás russos a preços muito inferiores aos mundiais. No dia em que Moscovo assim o desejar, a economia bielorrussa desmoronar-se-á.
Caro leitor, e se você diz que "a Comunicação Social não é de confiança. Muitos ficamos desconfiados daquilo que dizem", recomendo-lhe a ir viver para a Coreia do Norte ou até mesmo para a China, talvez já lá exista o "comunismo, enquanto futuro radioso da Humanidade".

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, o chá na Rússia continua bom. Por isso, continue a exprimir as suas ideias livremente nos comentários deste blog. Aqui, as críticas são bem aceites e garanto-lhe que o nível não desceu, nem vai descer. Quanto ao erro ortográfico, vamos já emendá-lo. Obrigado pela dica

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, os comentários serão sempre esperados. Quanto ao que diz no seu post, concordo que é preciso uma visão mais profunda dos acontecimentos, com as mais diversas opiniões. O principal objectivo deste blog é mesmo esse: dar um contributo, que sei ser pequeno, para que as pessoas em Portugal conheçam melhor as realidades nos países da antiga URSS.