terça-feira, setembro 12, 2006

Portugal inaugurou embaixada em Tallinn (actualização)


Desta vez, a postagem não vem da Rússia, mas da Estónia, país onde, hoje, foi inaugurada oficialmente a representação diplomática portuguesa. Não obstante os primeiros contactos entre os povos português e estónio terem tido lugar na Idade Média, as vicissitudes da História fizeram com que só hoje tenha tido lugar esse acontecimento. Brevemente, na revista Pública será publicado um artigo sobre a história das relações entre Portugal e a Estónia.
Na cerimónia de inauguração da representação diplomática lusa estiveram presentes o Primeiro-ministro estónio, Andrus Ansip, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Urmas Paet, e o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus de Portugal, Manuel Lobo Antunes.
Parece não ter faltado ninguém ao evento, pois foi o grande número de personalidades estónias, bem como praticamente todos os portugueses residentes em Tallinn responderam ao convite da Embaixadora lusa, Ana Paula Zacarias.
Estavam o Gustavo da Póvoa de Varzim, que toca tuba na Orquestra da Ópera de Tallinn; a professora Natália, que ensina a língua de Camões na Universidade de Tallinn; o Paulo de Aveiro, que exporta excelentes vinhos portugueses para a Estónia; o Espinho, funcionário civil da Força Aérea da Estónia; o Luís, gerente de um dos restaurantes de Tallinn e organizador do copo dé água, onde não puderam faltar os pastéis de bacalhau e os rissóis de camarão; o David, gerente de uma loja de artigos de desporto; o Sérgio e o João, que trabalham na Skype; o João, jornalista free-lancer; a Kai, em representação do marido Tiago, professor de Relações Internacionais da Univerdade de Tallinn; a Liina, funcionária da representação diplomática, e o João e a Mariana, filhos da Embaixadora.
Da parte estónia estavam mais de duas centenas de amigos de Portugal, entre os quais políticos, professores universitários, jornalistas, escritores, pintores, escultores, etc., bem como representantes do corpo diplomático acreditado neste país do Báltico. Resumindo, foi um acontecimento noticiado nos principais canais de televisão e rádio da Estónia, país parceiro de Portugal na NATO e na União Europeia.
Nos encontros bilaterais, a diplomacia lusa, preparando a presidência de Portugal na União Europeia, tentou ouvir as preocupações dos governantes estónios.
Como podem ver pelas fotos, a Embaixada de Portugal em Tallinn está instalada num edifício situado na parte antiga da capital estónia: Toompea


Edifício da Embaixada de Portugal em Tallinn: Kohtu, 10



Vista da cidade de Tallinn a partir da varanda da Embaixada

5 comentários:

Mikolik disse...

José Milhazes,

Muitissimo obrigado pela informação, a próxima vez que for a Tallinn vou visitar a embaixada, apesar de não precisar, pelo menos por questões de visto.
Da primeira vez que fui à Estónia tive que pedir o visto em Helsinkia e esperar 3 dias.

Curioso, ou talvez não, a Estónia já tem embaixada em Lisboa há algum tempo, pelo menos 10 anos.

Unknown disse...

E é bem bonita esta nova embaixada.
Parabêns por este post, caro JMilhazes.

lourrain disse...

Uma Vergonha! Mais um desperdício de dinheiros. Ñão entendo para que é preciso uma embaixada na Estónia. Servem os exemplos ocorridos com portugueses no estrangeiro, em que os problemas foram resolvidos pelas embaixadas da França ou de Espanha. Pelos vistos, e mais uma vez as embaixadas portuguesas estavam indisponiveis ou fechadas para férias. Além do mais, é muito pouco provável que os cidadãos da Estónia tenham algum interesse por Portugal, uma país pobre e miserável.

Anónimo disse...

Optimo! Caro lourrain, é português? O que é que Portugal como um todo tem haver com alguma gente pobre e miseravel que lá existe? gente essa que existe infelizmente em todos os Países e que fazem esse tipo de comentários sobre o pp Pais ou outros paises? Os Estonios têm alhum interesse em portugal sabia, pois eu sou casado com uma!
Vá se lá perceber!

Diogo disse...

gostaria de arranjar trabalho em tallinn alguem me pode ajudar abraco