sexta-feira, setembro 29, 2006

Conflito com raízes profundas



Depois do fim da União Soviética, as relações entre Moscovo e Tbilissi nunca pontuaram pela normalidade, porque os governos dos dois países olham de forma radicalmente diferente para o lugar da Rússia e da Geórgia no mundo. Os dirigentes georgianos nunca esconderam a vontade de aproximar o seu país da NATO e da União Europeia. O Kremlin acha-se no direito de impedir esse processo e apoia a Abkházia e a Ossétia do Sul, regiões separatistas da Geórgia, a fim de complicar a acção do Presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, que jurou restabelecer a integridade teritorial quando foi eleito.
As conversações com vista à normalização da situação em torno da Abkházia e Ossétia do Sul, no âmbito da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE), decorrem há 15 anos, mas não surtem efeito. Por isso, Saakachvili recorre a acções como a detenção de presumíveis espiões russos para chamar a atenção da comunidade mundial para este grave problema. Moscovo responde concedendo cidadania russa à quase totalidade da população da Abkházia e Ossétia do Sul, que os georgianos consideram uma "ocupação à socapa"; proíbe a entrada de vinhos e águas minerais georgianas no seu território, deixa de passar vistos aos georgianos que querem visitar ou trabalhar na Rússia.

3 comentários:

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor Kaprov, gostaria de lhe colocar uma pergunta. A Rússia tem relações complicadas com quase todos os vizinhos da parte europeia: Moldávia, Geórgia, Ucrânia, Estónia, Letónia, Lituânia. Será que só os outros têm culpa dessa situação? Dá para pensar.

jéssica disse...

eu adoro a russia!!!
sou do brasil!!!

Anónimo disse...

Bom, acho tudo isto uma besteira, sei que os países do leste tem muitas mazelas por tudo que eles passaram, mas não esta na hora de cairmos na real, este poder concentrado na mãos de poucos ficam brincando com vidas das pessoas como nada fosse, enquanto isso ficam e seus palácios e abrigos protegidos. Dai o povo tomando bomba na cabeça, vendo seus filhos mutilados suas casas que tanto lutaram para conseguir sendo destruidas e ai, idepedencia va pra bu...., por pessoa temos todo este mundo para aproveitarmos e que fizemos nos matamos, porque?? gostaria que alguém me responde-se pois não acredito mais na humanidade...