domingo, setembro 24, 2006

Cuidado com os carteiristas no "Caramba" ou "Porra"


Aconteceu! E, desta vez, em Moscovo! Roubaram-me a carteira, onde se encontravam algumas notas de rublos e euros, mas, o que é bem mais lamentável, é que lá estavam as minhas credenciais de jornalista! Ainda bem que deixei o passaporte e o visto em casa! Não fiquei completamente "depenado"!
... Domingo, primeiro dia do ano hebraico, visita de um amigo espanhol de longa data! Num país onde se diz que o principal é que haja alguma coisa para beber, pois não faltam motivos para festejar, esses eram motivos mais do que suficientes para uma reunião de amigos!
Angel, o meu amigo espanhol que nos veio visitar a Moscovo, optou por um encontro no Restaurante "Iolki Palki", porque é dos poucos lugares na capital russa onde ainda se pode comer sem ter de se pagar uma fortuna. Mas, desta vez, o barato saiu caro!
Quase todos chegaram a horas ao encontro: Angel, uma poetisa russa de quem não me lembro o nome, parece que se chamava Natália, Rachid, Volodia, Rafael, António, Sveta e Benjamim. Acho que não me esqueci de ninguém...
Alguns de nós já não se encontravam há bastante tempo, por isso era necessário pôr a conversa em dia... Projectos futuros no campo da História, recordações do passado estudantil..., até veio à conversa, não me recordo a razão, "Crime e Castigo" de Dostoevski! Resumindo, o ambiente estava bom...
Um jovem bem vestido sentou-se numa mesa por detrás das minhas costas e, a certa altura, tocou na minha cadeira, o que me levou institivamente a pôr a mão no bolso do casaco para verificar se a carteira estava no lugar. Tudo bem.
Mas, alguns minutos depois, a empregada de mesa dirigiu-se a mim : "Tem a carteira no bolso?"e, quando constatei que já tinha o bolso vazio, ela exlamou: "Vá a correr atrás do ladrão, talvez ainda o apanhe!"
Alguns dos meus amigos saíram do restaurante a correr, mas de nada adiantou. O rapaz já devia estar a "estudar" a minha carteira nalgum pátio escondido ou estação de metropolitano.
A polícia registou o roubo e existe alguma esperança de que o carteirista atire os documentos para algum caixote do lixo ou para o chão e alguma boa alma os entregue às autoridades ou me telefone.
Escrevo tudo isto apenas para que outros portugueses que venham a Moscovo tenham mais cuidado do que eu quando forem almoçar ou jantar ao "Iolki Palki". A propósito, o nome do restaurante pode ser traduzido para português como "caramba", "porra". Que coincidência!
Não acredito em horóscopos, nem em estrelas, mas, quando cheguei a casa e comuniquei o sucedido, a minha filha comentou: "o teu horóscopo dizia que hoje não devias ter saído de casa, mas dedicar-te à família!" Desta vez, as estrelas acertaram no prognóstico e hoje já não saio de casa...

Sem comentários: