quarta-feira, setembro 20, 2006

Minas da morte


Duas avarias em minas da Ucrânia e do Cazaquistão, que ocorreram hoje de manhã, roubaram a vida a dezenas de mineiros. Na mina Zasiadko de Donietsk, na Ucrânia, a fuga de metano numa mina de carvão matou 13 mineiros e 62 foram internados com ferimentos. Na mina Lénine, no Cazaquistão, a explosão de gás metano matou 43 mineiros.
A mina Zasiadko já foi palco de várias tragédias: em Agosto de 2001, 54 mineiros morreram devido a uma explosão e, em Julho do ano seguinte, pela mesma causa perderam a vida mais 20 trabalhadores. As explorações da bacia carbonífera da região de Donietsk encontram-se entre as mais perigosas do mundo, pois, anualmente, nos seus poços ocorrem dezenas de acidentes que causam centenas de mortos. Na Ucrânia há cerca de 200 minas de carvão, das quais 75% são consideradas explorações de alto risco pelos seus níveis de concentração de metano.
As tragédias ocorrem fundamentalmente devido à incúria humana. É sabido que, na maioria das minas existentes nos países da antiga União Soviética, a maquinaria é extremamente obsoleta e os novos donos preocupam-se mais em obter lucros imediatos do que em modernizar produções tão perigosas. As condições de segurança e de trabalho são precárias e o controlo da parte do Estado é ineficaz

Sem comentários: