terça-feira, setembro 26, 2006

Sporting terá surpresas desagradáveis em Moscovo

Equipa de Alvalade terá de jogar em relvado sintético, mas sob bom tempo

A equipa do Sporting vai treinar hoje ao fim da tarde no Estádio Olímpico Lujniki de Moscovo, onde chegou ontem já noite feita. A seu favor, tem o "Babie Leto" (fenómeno metereológico equivalente ao "Verão de São Martinho" em Portugal) e, por conseguinte, não se poderá queixar da chuva ou neve. Durante o dia, os termómetros rondam os 20 graus positivos e, ao início da noite, descem para os oito, o que é considerado bom para a época.
Porém, irá defrontrar um Spartak de Moscovo extremamente motivado. No primeiro jogo da Liga dos Campeões, este clube russo entrou mal e perdeu por 4-0. Por isso, a vitória sobre o Sporting é decisiva para um dos mais populares clubes russos continuar a manter aspirações a passar à fase seguinte. Além disso, o Spartak, no passado domingo, fez uma boa exibição frente ao Rubin de Kazan, batendo esta equipa por 3-0, e continua na luta pelo título russo.
O Sporting terá contra si também o facto de ter de jogar no Estado Olímpico de Moscovo, que tem relvado sintético. Reconstruída para os Jogos Olímpicos de 1980, essa arena era a principal no país. No final do século passado, as autoridades moscovitas decidiram cobrí-lo com uma cúpula a fim de permitir a realização de jogos durante todo o ano. Porém, depois de cobertas as bancadas, os especialistas constataram que a relva natural não vingava e, foi decidido substituí-la por um piso artificial.Durante alguns anos, essa arena foi utilizada apenas para competições internas, mas hoje já tem a homologação da UEFA e FIFA para a realização de jogos internacionais.
O Spartak de Moscovo, tal como o CSKA, adversário do FC do Porto na Liga dos Campeões, não têm "casa própria" (os seus novos estádios estão em fase de estudos), jogando, normalmente, nos estádios Tcherkizovski do Lokomotiv de Moscovo ou no Lujniki. O primeiro é um estádio moderno, mas o seu relvado está em condições deploráveis. As chuvas frequentes no Verão, bem como o Campeonato do Mundo de futebol entre mulheres (que teve como vencedora a equipa da Coreia do Norte) transformaram o campo num autêntico "batatal".
A capital russa tem mais dois estádios em condições razoáveis: o do FC Moskva e o do Dínamo de Moscovo. Porém, o primeiro não está homologado pela UEFA e, quanto ao segundo, o Spartak não tem contrato com o Dínamo sobre a cedência do estádio.A falta de bons estádios é uma das razões apresentadas pelos especialistas para justificar o nível mais baixo do futebol russo em comparação com o europeu.

Sem comentários: