segunda-feira, setembro 04, 2006

Sultanato do Cazaquistão?



O título desta postagem pode levar alguns leitores a pensar que se trata de mais uma ideia de Borat, aquele personagem “cazaque” que aterrou em Lisboa para a entrega dos prémios MTV, mas não é assim… Trata-se do início de uma campanha para reforçar ainda mais o poder de Nussultan Nazarbaiev, actual Presidente do Cazaquistão.
Rakhat Aliev (na foto), vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão e genro de Nussultan Nazarbaiev, propõe que o sistema republicano no país seja substituído por uma monarquia.
No artigo “Republicostão ou Sultanato do Cazaquistão. Que escolha faremos?”, publicado no jornal “Karavan”, controlado por Aliev, o marido da filha mais velha de Nazarbaiev , escreve: “A República é um regime estranho aos cazaques, surgiu nas estepes kazaques saída da cabeça do inflmado revolucionário Vladimir Ilitch Lénine”.
A monarquia, pelo contrário, combina-se bem com as tradições cazaques, bem como com a experiência mundial, principalmente inglesa. “Porque é que a Inglaterra não tem vergonha que os ingleses estejam divididos em lordes e pessoas simples e esse sistema se reflecte no parlamento?” – pergunta Aliev.
Segundo ele, enquanto a república origina “corrupção” e “ditadores”, “a monarquia conseguiu êxitos indiscutíveis na construção da sociedade democrática”. Grã-Bretanha, Espanha e Jordânia são exemplos disso e mostram que “a Monarquia Constitucional é o modelo óptimo de regime para o Cazaquistão”.
A oposição cazaque viu neste artigo o início de uma campanha para transformar o Presidente Nazarbaiev no primeiro monarca do Kazaquistão. Nos finais do ano corrente ou no início de 2007 deverá ter lugar no Cazaquistão um referendo sobre o futuro sistema politico nessa antiga república soviética da Ásia Central.
Caso os cazaques optem pela monarquia, não é difícil determinar quem será o sultão: Nussultan Nazarbaiev, que, nas últimas eleições, foi eleito Presidente do país com 91,1% dos votos.
A proposta de eternizar o poder de Nazarbaiev deve-se ao receio de que a sua saída da cena política possa provocar sérios confrontos entre várias clãs.
Alguns analistas consideram que essa proposta não passa de uma “brincadeira”, mas ela pode levar à revisão da Constituição do país com vista a permitir a Nazarbaiev prolongar o seu poder para além de 2012, ano em que termina o seu último mandato presidencial.
O Cazaquistão não é o único país da antiga União Soviética que está sujeito a “desvios monárquicos”. No Azerbaijão, o cargo de Presidente passou do pai Aliev para o filho Aliev. Na Turcoménia, Saparmurat Niazov já foi proclamado “pai de todos os turcomenos” e já se falou da possibilidade de fazer dele um xá.


1 comentário:

A.Teixeira disse...

Quero apenas informá-lo e agradecer-lhe por ter usado parte da informação deste post para outro no meu blogue.

Cumprimentos