segunda-feira, setembro 18, 2006

Transdniestre: 97,1% a favor da incorporação na Rússia



Segundo dados da Comissão Eleitoral Central, 97,1% dos votantes da região separatista moldava de Transdniestre apoiou a independência e a futuro adesão deste território à Federação da Rússia, enquanto que apenas 2,3% votou contra. Quanto à segunda pergunta: "Considera possível a renúncia à independência da República Moldava de Transdniestre e a sua incorporação na República da Moldávia?", 94,6% responderam "não". No referendo participaram 78,6% dos 389.061 votantes inscritos nas listas eleitorais.
Moscovo reconheceu os resultados do escrutínio, mas tenta moderar as expectativas dos habitantes de Transdniestre. Em visita oficial a Portugal, Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, declarou que se deve abordar o referendo "a partir da posição do bom senso" e "sem emoções", que não devem "esconder a essência da questão". Segundo ele, "a essência consiste na necessidade de voltar à mesa das conversações com vista à regularização do conflito".
"O referendo não é uma tentativa de agravar a situação, mas uma tentativa de chamar a atenção para a difícil situação em Transdniestre, que é alvo de um bloqueio económico" - concluiu Lavrov.
Mikhail Evstaef, porta-voz da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, anunciou que esta organização "jamais reconhecerá os resultados desse referendo". Moldávia, Ucrânia, União Europeia e Estados Unidos manifestaram posição semelhante.
Em 12 de Novembro próximo, referendo semelhante, também inspirado pela Rússia, irá realizar-se na Ossétia do Sul, região separatista da Geórgia.
P.S. Salvo raras excepções, este referendo passou quase despercebido na imprensa portuguesa. Talvez porque poucos sejam os que ouviram falar de Transdniestre (ou Transdnístria), mas o facto é que este território separatista da Moldávia "terá fronteiras" com Portugal a partir do próximo ano. Em 2007, a Roménia adere à União Europeia e as fronteiras desta organização irão chegar precisamente à Moldávia. Coisas da globalização!

1 comentário:

Unknown disse...

"Mikhail Evstaef, porta-voz da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, anunciou que esta organização "jamais reconhecerá os resultados desse referendo". Moldávia, Ucrânia, União Europeia e Estados Unidos manifestaram posição semelhante."

Isto é o que se chama "dois pesos e duas medidas".
Para acabar com o resto da Juguslávia a opinião dos cidadãos montenegrinos ou kosovars é importante, apesar de não ser tão expressa como esta.
Mas, noutros casos, como este ou como o país basco, já não, a opinião dos interessados não interessa.

Que confiança nos podem dar estes países ou organizações quando procedem deste modo?