terça-feira, dezembro 12, 2006

Dia da Constituição da Rússia .Reflexões ao entrar da noite


Não, não é só impressão pessoal, pois são muitos os amigos, conhecidos que sentem que algo está a mudar na Rússia, olhando para essa evolução com um receio crescente. Não se trata do receio do regresso ao comunismo. Não obstante o Presidente Putin declarar que "a desintegração da União Soviética foi uma tragédia", poucos são os que acreditam no - para citar a célebre canção dos Beatles - "Back in USSR", ou na renascimento do marxismo-leninismo. Trata-se de outro receio, do medo de perder as liberdades conquistadas. Daí entre um número de pessoas ser cada vez maior o estado de espírito das "malas preparadas".
Não é que já tenha sido provado que o Presidente Putin deu ordem para liquidar Anna Politkovskaia, Alexandre Litvinenko ou muitas outras vítimas das recentes ondas de assassinatos e envenenamentos. Não foi provado e duvido que seja provado nos próximos tempos ou anos.
Preocupa-me - e penso que a muitos russos - o facto de o Presidente Putin ter concentrado o poder absoluto no Kremlin. Alguns acreditam que isso traz mais segurança, mas tal parece estar a acontecer. Segundo o Centro de Estudo das Elites de Moscovo, 78% das personalidades políticas russas influentes passaram pelos serviços soviéticos (KGB) ou pelo seu herdeiro russo (FSB), mas os assassinatos, as arbitraridades administrativas continuam e a corrupção atinge dimensões nunca vistas.
Quando o Presidente Putin chegou à Presidência da Rússia, a luta contra os oligarcas foi desencadeada para "evitar a pilhagem das riquezas nacionais". É inegável que a era de Ieltsin fazia lembrar o capitalismo mais selvagem, que as grandes fortunas foram conseguidas com os métodos mais hediondos. E agora? Os oligarcas obedientes podem continuar a ser ricos, os desobedientes foram atirados para a prisão e o exílio, sendo substituídos, à frente das empresas renacionalizadas, por homens do KGB. E o que mudou isso? As empresas passaram a ser melhor geridas? Passou a haver menos corrupção? Há mais justiça social? Não, não e não.
Podem dizer-me que os russos comuns passaram a viver melhor. É verdade, mas isso deve-se única e simplesmente ao alto preço do gás e do petróleo nos mercados mundiais. O poder pode-se dar ao luxo de "atirar algumas migalhas da mesa" para manter a situação sob controlo.
Vladimir Putin está a falhar também numa área que custou o poder aos comunistas na União Soviética. Nos anos 70 do séc. XX, durante uma das muitas crises no Médio Oriente, o preço do petróleo subiu em flecha e a URSS foi literalmente inundada por "petrodólares". Os dirigentes comunistas gastaram o dinheiro em armamentos ou em projectos faraónicos, mas inúteis, tendo deixado passar ao lado a revolução técnico-científica. Quando o preço do petróleo desceu nos anos 80, a superpotência soviética ruiu.
Actualmente, a Rússia ganha milhares de milhões com o petróleo e o gás, mas onde são investidos? Na renovação tecnológica e científica do país? Não. Na modernização de infraestruturas? Não. Este país, por exemplo, continua a não ter auto-estradas e poucas estradas dignas desse nome.
Nesta situação, a Rússia avança para eleições parlamentares em 2007 e presidenciais em 2008, o que certamente não vai ajudar a estabilizar a situação. O grupo político que se encontra no Kremlin não quer perder o poder e...
Bem, é melhor ir dormir. Talvez amanhã os pensamentos sejam mais positivos.