A conferência será aberta com um canto à Virgem Maria, interpretado pelo coro da Catedral católica de Moscovo, que será seguido por uma intervenção do arcebispo Tadeus Kondrusevic, Metropolita Católico de Moscovo, que terá como tema: “Fátima - inspiração e prática”.
Além do arcebispo, está também prevista a intervenção nesta conferência do Professor norte-americano Americo Pabo, do “Apostolado Mundial de Fátima”; do reitor do Santuário de Lurdes, Raimond Zambelli.
Entre as comunicações a apresentar no Sábado e no Domingo, é de salientar a comunicação de um representante da organização católica “Luz do Este”: “Sobre o papel da Nossa Senhora de Fátima no renascimento da Igreja na Europa Central e Oriental”, e do arcebispo Tadeus Kondrusevic: “A Interpretação Teológica do Segredo de Fátima”.
Segundo uma fonte católica revelou à Lusa, o arcebispo Kondrusevic, dirigente da Igreja Católica Russa, irá abordar a questão da “conversão da Rússia”.
Alguns hierarcas da Igreja Ortodoxa Russa vêem nessas palavras de Fátima um incentivo ao “proselitismo” e mais uma tentativa de fazer com que os ortodoxos russos sejam integrados na Igreja Católica Romana, olhando com desconfiança para o fenómeno das aparições.
Porém, Tadeus Kondrusevic irá defender a tese, que repetiu recentemente numa entrevista à Lusa, de que a “conversão da Rússia” deve ser interpretada como o regresso deste país à religião cristã e o fim do comunismo ateu.
As intervenções serão seguidas dos trabalhos de grupos de discussão, que terão como temas: “O Culto da Virgem Maria na Igreja na Rússia”, “Ameaças e Desafios do Mundo Moderno”, “Aparições de Fátima e o Ícone de Nossa Senhora de Kazan.
As celebrações do aniversário das Aparições de Fátima continuarão no Domingo com um “Concerto dos Participantes no Dia da Juventude”, uma missa e uma procissão, durante a qual a estátua de Fátima, trazida da Cova da Iria há uns anos atrás, ir dar várias voltas à Catedral Católica de Moscovo.
Mas o ponto mais alto das comemorações das Aparições de Fátima na Rússia terá lugar no próximo mês de Outubro, quando centenas de peregrinos russos se reunirem na Cova da Iria.
3 comentários:
é estranho como esta "droga" alimenta tanta alienação...
Caro leitor, se olhar à sua volta e reflectir um bocadinho sobre o que se passa em Portugal e no mudo, compreenderá a razão de tanta gente ter ido a Fátima. Aquelas pessoas ainda acreditam em alguma coisa de bom... Cumprimentos
Enviar um comentário