sábado, junho 16, 2007

Pegadas lusas no mundo - 500ª postagem

É um marco na construção deste blog, chegamos à 500ª postagem. E o tema chegou por si. Hoje, fomos visitar Narva, cidade da Estónia na fronteira com a Rússia, onde há uma casa chamada a "Casa von Velho". Era a casa do governador naquela parte do outrora Império Russo.

Chama-se "Casa do Velho" porque foi mandada construir e lá residiu o Governador de Narva, Ivan Velho, filho do português José Celestino Velho. Este foi para a Rússia vender vinho do Porto em finais do séc. XVIII, tornou-se o primeiro Cônsul de Portugal em São Petersburgo e, depois de ver que o seu trabalho não era apreciado devidamente pela sua pátria, passou a servir os czares russos, tendo chegado a banqueiro de Paulo I.
O seu filho, Ivan Velho, fez um brilhante carreira militar e civil, tendo, entre outros cargos, ocupado o de Governador de Narva, na Estónia.
Mas as marcas portuguesas no outro extremo da Europa não se ficam por aqui. Quando era preciso almoçar, acto de extrema importância para qualquer lusitano, esteja onde estiver, optámos pelo restaurante do Hotel Salvadore, e não nos enganámos. A gerente do citado hotel era uma cidadã estónia casada com um português!
Escusado será dizer que comemos bem e não pagámos muito. Se passarem por Narva, visitem o restaurante. Não se arrependerão.
Além disso, Narva é uma cidade simpática. Aqui ficam algumas fotos:

Torre do Castelo de Narva

Vista da cidade russa de Ivangorod da outra margem do rio Narva.




1 comentário:

Unknown disse...

500 Posts..quem diria!! vamos aos 1000 agora! muitos parabéns!!