quinta-feira, junho 07, 2007

Putin propõe a Bush instalação de sistemas anti-míssil conjuntos em base russa no Azerbaijão


O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs ao seu homólogo norte-americano, George W.Bush, a utilização da base russa de Gabalin (na foto), no Azerbaijão, para a instalação de sistemas conjuntos de defesa anti-míssil.

“Compreendemos as ameaças comuns, mas há também divergências quanto às vias e meios para prevenir essas ameaças” – declarou Putin depois de um encontro com Putin à margem da Cimeira do G-8, realizada em Heiligendamm, na Alemanha, acrescentando: “nós analisámos atentamente as propostas dos Estados Unidos; temos as nossas próprias ideias, eu expô-las pormenorizadamente ao Presidente dos EUA”

“A primeira ideia – pormenorizou o dirigente russo – é explorar conjuntamente a Estação de Radares que alugámos no Azerbaijão. Eu ontem conversei sobre isso com o Presidente do Azerbaijão e o acordo existente permite-nos fazer isso”.

Vladimir Putin frisou: “podemos fazer isso em regime automático e todo o sistema que for criado, poderá cobrir não só parte, mas toda a Europa sem excepção”.

“Isso também excluirá a possibilidade de um ataque com partes de mísseis contra os países europeus, porque elas irão cair no mar ou no oceano” – explicou Putin, e justificou: “Isso anulará a necessidade de mudar a nossa posição no que respeita à pontaria dos nossos mísseis e, por outro lado, criará condições para a realização de um trabalho conjunto, mas esse trabalho deverá ter numerosos planos e nele deverão participar os países interessados na Europa”.

“Chegámos a acordo com George de que os nossos especialistas irão começar a trabalhar o mais rapidamente possível” – continuou o dirigente da Rússia, e acrescentou: “Isso tornará desnecessária a instalação dos nossos complexos ofensivos junto das fronteiras europeias e de complexos de ataque dos EUA no quadro do sistema de defesa anti-míssil no Espaço”.

“Esperamos que estas conversações não tenham sido uma cortina para encobrir acções unilaterais. Eu disse isso a George” – concluiu Putin.

“Vladimir Putin fez uma proposta interessante e, por isso, decidimos realizar um diálogo estratégico, onde participarão representantes de estruturas militares, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros” – respondeu o Presidente norte-americano, sublinhando que “será uma séria discussão estratégica”.

A Estação de Radares de Gabalin, onde Putin propõe a instalação de sistemas de defesa anti-míssil conjuntos, está situada na aldeia de Zaragan, no distrito de Gabalin, no Azerbaijão.

Criada pelos militares soviéticos em 1985, o seu objectivo é controlar o lançamento de mísseis balísticos intercontinentais no Hemisfério Sul.

A Estação de Radares controla os territórios do Irão, Turquia, China, Paquistão, Índia, Iraque, Austrália, bem como da maior parte dos países africanos, das ilhas dos oceanos Índico e Atlântico.

Em conformidade com o acordo assinado entre o Azerbaijão e a Rússia em Janeiro de 2002, a Estação de Radares tem o estatuto de centro de informação e análise, é propriedade do Azerbaijão, mas está alugada à Rússia por um período de dez anos.

1 comentário:

Diogo disse...

Excelente jogada de Vladimir Putin que vai pôr a nu as verdadeiras intenções do Pentágono. Vamos ver qual é a desculpa esfarrapada de Bush.