quarta-feira, agosto 29, 2007

Colegas de Politkovskaia afirmam que o assassínio da jornalista não foi desvendado


Os jornalistas do semanário “Novaya Gazeta”, órgão de informação onde trabalhou Anna Politkovskaia, consideram que foi “precipitado” o anúncio de que tinha sido desvendado o assassinato da sua colega, ocorrido em Moscovo a 07 de Outubro de 2006.
Num artigo que será publicado na edição de amanhã no “Novaya Gazeta”, os jornalistas põem mesmo em dúvida que esse crime venha a ser esclarecido até ao fim.
“Primeiro, está-se longe da detenção de todos os envolvidos no assassínio de Anna. Segundo, ainda é necessário provar a culpa dos que já foram detidos” – escrevem os colegas da jornalista.
“Mas o principal é a fuga de informação organizada nos meios de comunicação, por alguém que está exclusivamente interessado em dificultar o trabalho da investigação, o que complica seriamente a situação” – lê-se no artigo.
Os jornalistas do “Novaya Gazeta” chamam a atenção para o facto de “a Procuradoria, o Ministério do Interior e o Serviço Federal de Segurança terem, na realidade, anunciado o dia das portas abertas”. “Atira-se tudo cá para fora: apelidos, circunstâncias da detenção, processos-crime, ligações anteriores, versões...” – continuam os jornalistas, concluindo com uma pergunta: “Será que o mandante e os seus protectores se começaram a mexer?”.
Antes, a Procuradoria-Geral da Rússia anunciou a detenção de várias pessoas acusadas de organizar o assassinato da jornalista Anna Politkovskaia, sublinhando que os mandantes do crime se encontram fora da Rússia.

Sem comentários: