sexta-feira, agosto 31, 2007

Nova corrida no Espaço?


A Rússia planifica organizar o seu primeiro voo habitado à Lua em 2025 e a instalação de uma base permanente nesse satélite entre 2027 e 2032, declarou hoje Anatoli Perminov, director da Agência Espacial Federal Russa (Roskosmos).
“Segundo os nossos cálculos, estaremos prontos a efectuar o primeiro voo habitado à Lua em 2025 e a instalar e assegurar o funcionamento de uma base habitada na superfície da Lua entre 2027 e 2032” – declarou Perminov numa conferência de imprensa.
Os cosmonautas russos deverão poder realizar “voos habitados a Marte depois de 2035”- sublinhou ele, acrescentando que “será necessário resolver um grande número de problemas, nomeadamente a segurança da tripulação face às radiações”."
“As actuais naves não garantem essa protecção e a tripulação não sobreviverá e não regressará à Terra” – frisou ele. O segundo problema é psicológico, o problema da coabitação de pessoas durante 2-3 anos, bem como questões práticas como o transporte de grandes reservas alimentares para um voo tão longo.
Perminov assinalou que o seu país construirá até 2015 um novo tipo de nave espacial habitada, mas acrescentou que isso exige também a edificação de um novo cosmodromo. “Se criarmos uma nova nave habitável, será preciso para ela um novo foguetão e, para este, um novo local de lançamento. Onde construí-lo: no Baikonur (Cazaquistão) ou no território da Rússia, ainda não decidimos” – anunciou Perminov.
Quarenta anos depois do voo de Iúri Gagarin, primeiro homem a voar para o Espaço, os russos voltam a ter grandes projectos de conquista da Lua e de Marte, mas os meios financeiros não são muitos. “O orçamento espacial dos Estados Unidos é de 16,8 mil milhões de dólares e a Roskosmos dispõe apenas de 1,2 mil milhões de dólares” – lembrou Perminov, concluindo que não há corrida à conquista do Espaço.

Sem comentários: